Quarta-feira, 29 de julho de 2026

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Porto Alegre Imagem do ambientalista José Lutzenberger é estampada em mural na capital gaúcha

Compartilhe esta notícia:

O painel é uma criação em grafite do artista Kelvin Koubik. (Foto: Alex Rocha/PMPA)

A imagem do ambientalista gaúcho José Lutzenberger foi estampada na parede lateral do prédio do Ipê Saúde e Ipê Prev, em Porto Alegre. O mural foi inaugurado nesta sexta-feira (25) e faz parte das atividades da Virada Sustentável 2022. O painel colorido lembra a natureza, em tons verde, azul e terrosos, com 50 metros de altura, e mostra Lutzenberger em primeiro plano, interagindo com um cardeal, pássaro tradicional do Sul.

O painel é uma criação em grafite do artista Kelvin Koubik, muralista natural de Porto Alegre, que iniciou sua trajetória aos 13 anos na Arte Urbana. O mural homenageia Lutzenberger, que se tornou um ícone na luta pela preservação ambiental, e lembra os 20 anos da sua morte, ocorrida em 2002. Ele lutou pela preservação da Amazônia e foi incentivador da criação dos parques Delta do Jacuí e de Itapuã.

O secretário municipal da Cultura e Economia Criativa, Gunter Axt, destaca a importância da obra para a cidade e do grande símbolo que se tornou o ambientalista no mundo. “Esse mural é um consenso de embelezamento para a nossa cidade. É um legado fenomenal para Porto Alegre. Através dele, a capital manda um recado: que sabe valorizar os seus talentos, porque mostra respeito pela memória e trajetória dos seus cidadãos de destaque. E é também um sinal para o mundo, já que as ideias comunitárias do ambientalista saíram daqui e ganharam enorme repercussão”, conclui.

Emocionada, Lara Lutzenberger, uma das filhas do ambientalista, agradeceu a homenagem. “Kelvin conseguiu captar de forma gigante um grande homem cuja mensagem só cresceu nos últimos anos”, acrescentou. O muralista Kelvin Koubik falou da gratidão por realizar o trabalho, o qual espera que possa suscitar interesse, respeito e amor à natureza nas novas gerações.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Deixe seu comentário

Os comentários estão desativados.

Museu Joaquim Felizardo terá aulas de biodança no verão
Porto Alegre tem coleta de resíduos eletrônicos neste sábado na Praça Brigadeiro Sampaio
Pode te interessar