Sexta-feira, 29 de maio de 2026
Por Redação O Sul | 29 de abril de 2020
Imagens de satélite que mostram uma movimentação de barcos de luxo usados com frequência pelo líder da Coreia do Norte, Kim Jong Un, e seu séquito perto de Wonsan dão novos indícios de que ele está na estância litorânea, de acordo com especialistas que monitoram o regime recluso.
As especulações sobre a saúde e a localização de Kim começaram depois de sua ausência inédita das comemorações de 15 de abril, aniversário de seu avô e fundador do país, Kim Il Sung.
Na terça-feira, o site de monitoramento NK PRO relatou que imagens de satélites comerciais mostraram que barcos usados frequentemente por Kim realizaram movimentos em padrões que levam a crer que ele ou seu séquito pode estar na área de Wonsan.
O relato veio após uma reportagem da semana passada de um projeto de monitoramento sediado nos Estados Unidos, o 38 North, que disse que imagens de satélite revelaram o que se acredita ser o trem pessoal de Kim estacionado em uma estação reservada para seu uso na casa de verão de Wonsan.
Autoridades da Coreia do Sul e dos EUA disseram ser plausível que Kim esteja no local, possivelmente para evitar se expor ao novo coronavírus, e expressaram ceticismo com as reportagens segundo a qual ele tem alguma doença grave.
Elas alertam, porém, que a saúde e a localização de Kim são segredos guardados a sete chaves e que é difícil obter informações confiáveis na Coreia do Norte.
A última vez em que a mídia oficial da nação sigilosa noticiou o paradeiro de seu líder foi quando ele presidiu uma reunião em 11 de abril, mas tem havido reportagens quase diárias noticiando suas cartas e mensagens diplomáticas.
Sob Kim Jong-un, a Coreia do Norte expandiu seu arsenal de armas nucleares e seus mísseis balísticos de longo alcance. Como ele não tem um sucessor óbvio, qualquer mudança na liderança do país autoritário provocaria temores de uma instabilidade que poderia impactar outras nações asiáticas e os Estados Unidos.
O ministro da Unificação da Coreia do Sul, Kim Yeon-chul, que supervisiona o relacionamento com o vizinho do norte, disse ser plausível que Kim tenha decidido não comparecer por causa do coronavírus, dadas as medidas rigorosas que seu governo adotou para evitar um surto.
“É verdade que ele nunca havia perdido a comemoração do aniversário de Kim Il-sung desde que chegou ao poder, mas muitos eventos de aniversário, incluindo celebrações e um banquete, foram cancelados por temor do coronavírus”, disse Kim Yeon-chul.
“Não acho que isso seja particularmente incomum, dada a situação atual (do coronavírus)”, afirmou o ministro, embora a Coreia do Norte tenha dito que não tem nenhum caso confirmado de coronavírus. As informações são da agência de notícias Reuters.
Os comentários estão desativados.