Domingo, 05 de maio de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
21°
Light Rain

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Impeachment de Dilma conta com o apoio de pelo menos 48 senadores

Compartilhe esta notícia:

A sessão de desfecho do impeachment de Dilma iniciará na quinta-feira (Foto: Divulgação)

A três dias do início do julgamento final do impeachment de Dilma Rousseff, 48 dos 81 senadores declaram publicamente que irão votar a favor do afastamento definitivo da petista. Apesar de o número ser menor do que o necessário para que isso ocorra  – dois terços do Senado, ou seja, 54 votos –, a tendência hoje é a de que o impeachment seja aprovado.

O governo interino de Michel Temer dá esse resultado como certo e conta com 61 votos pela saída da presidenta afastada. Apesar de serem favoráveis à saída definitiva de Dilma, alguns parlamentares não querem ainda se pronunciar abertamente.

De acordo com levantamento da Folha de S.Paulo, nove senadores não querem declarar qual será seu posicionamento final. Desses, no entanto, seis votaram favoravelmente à continuidade do processo contra Dilma. O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), ainda não se posicionou, mas aliados do peemedebista afirmam que ele já indicou que irá votar pelo impeachment de Dilma na etapa final.

O placar também mostra que quatro senadores se declaram indecisos em relação a seus votos. Todos eles, porém, defenderam a continuidade do processo na última votação, em maio. Na primeira votação, quando o Senado decidiu abrir o processo, o placar foi de 55 a 22. Na segunda, quando houve o aval para o julgamento, o resultado se ampliou: 59 votos a favor e 21 contrários.

A sessão de desfecho do impeachment de Dilma se inicia nesta quinta-feira (25). Os primeiros dois dias serão dedicados a ouvir testemunhas de acusação e defesa. Se for preciso, os senadores trabalharão no fim de semana para concluir esta etapa. A acusação indicou duas testemunhas, mas já trabalha com a possibilidade de dispensar uma para agilizar o andamento das sessões. Já a defesa indicou as seis pessoas a que tinha direito.

Na segunda-feira (29), Dilma irá pessoalmente ao Senado Federal apresentar a sua defesa. Ela falará pelo tempo que quiser e, quando encerrar, os senadores poderão questioná-la. Na terça-feira (30), os senadores entrarão na penúltima fase do processo. Advogados da defesa e da acusação se pronunciarão e, em seguida, todos os 81 senadores poderão discursar por 10 minutos cada. A expectativa é a de que os senadores concluam a votação na noite de terça ou na madrugada de quarta-feira (31). (Folhapress)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

A Câmara instalou uma comissão para analisar uma proposta de emenda à Constituição sobre a extinção do foro
A Uber revelou um protótipo de táxi aéreo e fechou uma parceria com a Nasa
https://www.osul.com.br/impeachment-de-dilma-conta-com-o-apoio-de-pelo-menos-48-senadores/ Impeachment de Dilma conta com o apoio de pelo menos 48 senadores 2016-08-23
Deixe seu comentário
Pode te interessar