Segunda-feira, 12 de maio de 2025

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
14°
Fair

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Incêndio na Chapada dos Veadeiros é extinto após cerca de duas semanas

Compartilhe esta notícia:

Chuva ajudou a conter as chamas.

Foto: Arquivo/Corpo de Bombeiros de Goiás
Chuva ajudou a conter as chamas. (Foto: Arquivo/Corpo de Bombeiros de Goiás)

O Corpo de Bombeiros de Goiás anunciou que o incêndio na região da Chapada dos Veadeiros foi extinto. As queimadas duraram cerca de duas semanas e também foram contidas por equipes de brigadistas do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) e voluntários. A chuva que atingiu a região no último fim de semana também ajudou a conter o fogo. A estimativa é de que 75 mil hectares tenham sido destruídos.

No Twitter, o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, postou um vídeo anunciando o fim do incêndio e no qual a equipe do ICMBio é aplaudida pela realização do trabalho.

No sábado (10), Salles sobrevoou a área do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros para verificar o trabalho de combate aos incêndios na região. O trabalho contou com ajuda de cinco aeronaves do tipo Air Tractor, usadas para despejar água com produto retardante de fogo em locais de difícil acesso.

O fogo teve início no dia 25 de setembro em uma propriedade rural no município de Cavalcante, no interior da APA (Área de Proteção Ambiental) do Pouso Alto. A baixa umidade e alta temperatura na região contribuíram para o fogo se espalhar.

Uso de retardante de fogo 

O retardante de fogo utilizado no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros é alvo de controvérsia pelos riscos de contaminação. O próprio Ibama teria feito alertas graves sobre sua utilização.

Segundo o jornal Estado de S. Paulo, em 2018 técnicos do Ibama analisaram o produto que foi lançado na região, ainda sem ter a devida regulação ambiental no Brasil. Esse produto químico, que é misturado à água e lançado por aviões sobre a vegetação, tem a propriedade de aumentar a capacidade de retenção do fogo. Os técnicos teriam sido taxativos ao recomendar “a suspensão do consumo de água, pesca, caça e consumo de frutas e vegetais na região exposta ao produto pelo prazo de 40 dias”.

Esse prazo é estipulado, de acordo com a nota, porque o produto lançado na floresta demora pelo menos 28 dias para que cerca de 80% a 90% de seu material se degrade. O composto utilizado, conhecido como retardante de fogo, foi o Fire Limit FL-02.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Saúde lança cartilha com protocolos sanitários para o período eleitoral no RS
Outubro Rosa Pet alerta para câncer de mama em cadelas e gatas
https://www.osul.com.br/incendio-na-chapada-dos-veadeiros-e-extinto-apos-cerca-de-duas-semanas/ Incêndio na Chapada dos Veadeiros é extinto após cerca de duas semanas 2020-10-12
Deixe seu comentário
Pode te interessar