Sexta-feira, 28 de novembro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Índice de desocupados há mais de sete meses cresceu de 24% para 33% entre janeiro e novembro

Compartilhe esta notícia:

Na Região Metropolitana de Porto Alegre, há mais de 1 mil vagas de emprego abertas (Foto: Marcos Santos/USP Imagens)

Em pouco mais de um ano, o brasileiro passou a enfrentar o temor do desemprego. Um levantamento da Tendências Consultoria Integrada mostrou que, com a rápida deterioração da atividade econômica em 2015, o trabalhador está demorando mais tempo para conseguir um novo emprego.

O percentual de desocupados há mais de sete meses subiu de 24,1%, em janeiro do ano passado, para 33,8% em novembro. A faixa que mais cresceu foi a que inclui desempregados entre sete e 11 meses, que dobrou de 7,3% para 14,2%. Já o percentual de trabalhadores que conseguia emprego em até 30 dias, caiu de 29,6% para 20,2%. A faixa entre 31 dias e seis meses ficou estável, com 46% dos desocupados.

Segundo Thiago Xavier, economista da Tendências, a recolocação mais lenta dos trabalhadores desestimula a busca por uma nova vaga e pressiona o aumento da população desalentada, que desiste de procurar emprego. Ele explicou que esse grupo cresceu 17,6% no acumulado de 12 meses até novembro de 2015. No mesmo período do ano anterior, havia queda de 8,25%.

“O que mais assusta é a velocidade com que os índices de emprego pioraram”, afirmou João Saboia, professor da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro). Segundo ele, a melhora do mercado de trabalho demorou dez anos para ocorrer, gradualmente. “Em poucos meses, boa parte desse ganho se foi”, apontou. (AE)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Falta de avião da FAB impede transplante de coração em menino de 12 anos
Suzane von Richthofen
Justiça nega pedido de indenização de Suzane von Richthofen por danos a sua imagem
https://www.osul.com.br/indice-de-desocupados-ha-mais-de-sete-meses-cresceu-de-24-para-33-entre-janeiro-e-novembro/ Índice de desocupados há mais de sete meses cresceu de 24% para 33% entre janeiro e novembro 2016-01-11
Deixe seu comentário
Pode te interessar