Sexta-feira, 12 de setembro de 2025
Por Redação O Sul | 6 de abril de 2018
Eduardo Paes confirmou que irá se filiar ao DEM. O ex-prefeito do Rio de Janeiro ainda não confirma se será candidato ao Governo do Estado do RJ. Por decisão judicial, está inelegível por oito anos. Na quarta-feira (4), Paes e o deputado Pedro Paulo tiveram seus recursos rejeitados pelo TRE-RJ (Tribunal Regional Eleitoral do Rio). A decisão, de dezembro do ano passado, determinou que houve abuso de poder político-econômico, além de conduta vedada a agente público nas eleições de 2016. Eles estão inelegíveis por oito anos.
O recurso dos advogados de defesa pedia para que a Corte admitisse a ida do processo ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Agora, segundo o TRE-RJ, Paes pede diretamente ao próprio TSE para que aceite julgar o caso e depois analise o mérito— ou seja, se a condenação deve ser mantida ou não.
A defesa do ex-prefeito informou que vai protocolar o caso no TRE, a partir do qual será encaminhado para o TSE. Antes da eventual ida do processo para Brasília, os autores da ação também precisam se manifestar. O processo foi movido pela chapa do PSOL e do PCB candidata à prefeitura do Rio em 2016, encabeçada por Marcelo Freixo e Luciana Boiteux.