Sexta-feira, 29 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral As infecções provocadas por bactérias resistentes a antibióticos, conhecidas como superbactérias, fizeram cientistas e laboratórios lançar medicamento mil vezes mais potente

Compartilhe esta notícia:

Versão modificada da vancomicina é menos suscetível a mutações. (Foto: AP)

As infecções provocadas por bactérias resistentes a antibióticos — conhecidas como superbactérias — são apontadas pela OMS (Organização Mundial da Saúde) como uma das principais ameaças para a saúde humana, por isso pesquisadores e laboratórios de todo o mundo buscam novos medicamentos capazes de combater esses micro-organismos. No Scripps Research Institute, em La Jolla, na Califórnia, a equipe do bioquímico Dale Boger conseguiu realizar alterações estruturais na vancomicina, tornando-a mil vezes mais potente e praticamente imune a mutações.

Os médicos podem usar essa forma modificada da vancomicina sem temer o surgimento de resistências — afirmou Boger sobre o estudo publicado nesta segunda-feira no periódico “Proceedings of the National Academy of Sciences”.

Criada em 1954, a vancomicina é uma das principais drogas para o tratamento de infecções bacterianas graves, indicada normalmente após a falha de outras terapias. Contudo, nos últimos anos algumas bactérias começaram a apresentar resistência até mesmo a esse medicamento, considerado última opção para uma série de infecções. Segundo a OMS, é preocupante a existência de cepas resistentes de Enterococcus Faecium e Staphylococcus Aureus circulando.

Mesmo assim, Boger classifica a droga como “mágica” por seu poder comprovado no combate às infecções. E para manter essa eficácia, o pesquisador busca novos mecanismos de ação, executando pequenas alterações químicas em suas moléculas.

O próximo passo será criar uma técnica simplificada para sintetizar a vancomicina modificada. O método atual tem 30 etapas. Mas mesmo que um novo processo não seja desenvolvido, Boger acredita que ainda assim a produção será valiosa, dado o poder da nova droga. (AG)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

Os pedidos de aposentadoria no INSS pela internet já poderão ser feitos ainda neste ano. Os segurados poderão solicitar sem sair de casa
Neymar é o brasileiro que mais atuou na temporada europeia
https://www.osul.com.br/infeccoes-provocadas-por-bacterias-resistentes-antibioticos-conhecidas-como-superbacterias-fizeram-cientistas-e-laboratorios-lancar-medicamento-mil-vezes-mais-potente/ As infecções provocadas por bactérias resistentes a antibióticos, conhecidas como superbactérias, fizeram cientistas e laboratórios lançar medicamento mil vezes mais potente 2017-05-30
Deixe seu comentário
Pode te interessar