Quarta-feira, 22 de outubro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Instituto Nacional de Meteorologia emite alerta para fortes chuvas em 23 Estados, entre eles o Rio Grande do Sul

Compartilhe esta notícia:

O Rio Grande do Sul está entre os Estados com alerta vermelho

Foto: Giulian Serafim/PMPA
Ventos no Estado podem atingir até 70km/h. (Foto: Giulian Serafim/PMPA)

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) prevê acumulados de chuva significativos em grande parte do País até segunda-feira (05). O órgão, ligado ao Ministério da Agricultura, emitiu alertas para 23 Estados, entre eles o Rio Grande do Sul.

Seguindo uma escala de risco, houve a atribuição de alerta vermelho (chuvas, riscos de grandes alagamentos, transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas) em cinco Estados e alerta laranja (corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas) em 18 Estados.

Alerta vermelho

Os Estados com alerta vermelho são: Paraná, Maranhão, Rio Grande do Sul, Tocantins e Santa Catarina. Nesses locais, nos próximos dias, há a possibilidade de chuvas superiores a 60 mm/h ou acima de 100 mm/dia.

O maior risco se concentra em áreas onde há rios, que podem transbordar, e encostas, que estão sob risco de desabamento, conforme o Inmet.

Alerta laranja

Dezoito Estados estão sob alerta laranja: Amazonas, Maranhão, Minas Gerais, Alagoas, Rio de Janeiro, Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso, Pará, Pernambuco, Rondônia, Roraima, Sergipe, Ceará, Goiás, Paraíba, Piauí e Tocantins.

O alerta laranja é emitido quando há previsão de chuvas entre 30 e 60 milímetros por hora ou 50 e 100 milímetros por dia. Cada milímetro de chuva corresponde a um litro despejado em uma área de 1 metro quadrado.

RS

Segundo a Metsul Meteorologia, “dados de modelos numéricos mostram chuva mais abrangente no Rio Grande do Sul nos próximos dias pelo aumento da umidade e a manutenção do ar quente no Estado. Com isso, pancadas de chuva típicas de verão, por natureza breves e isoladas que se alternam com sol, devem ser frequentes em Porto Alegre e muitas cidades ao menos até o começo da próxima semana, sobretudo durante a tarde, após horas de sol e nuvens”.

Conforme a Metsul, deve chover mais em parte da Metade Norte do RS. Em algumas localidades, é possível que não chova ou chova minimamente nos próximos dias, tal o nível de irregularidade da chuva que se prevê.

(Foto: Inmet/Divulgação)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Presidente do PL diz que Bolsonaro “vai dar uma resposta” aos seus apoiadores e não irá deixá-los “na mão”
Desemprego no Brasil cai para 8,3% no trimestre terminado em outubro, o menor nível desde 2015
https://www.osul.com.br/instituto-nacional-de-meteorologia-emite-alerta-para-fortes-chuvas-em-23-estados-entre-eles-o-rio-grande-do-sul/ Instituto Nacional de Meteorologia emite alerta para fortes chuvas em 23 Estados, entre eles o Rio Grande do Sul 2022-11-30
Deixe seu comentário
Pode te interessar