Quinta-feira, 02 de maio de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
20°
Partly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

| Internet 5G começa a operar em cinco anos no Brasil

Compartilhe esta notícia:

Conexão 5G permitirá a existência de um mundo de cidades inteligentes e interconectadas, e a imersão na internet das coisas. Crédito: Reprodução

Responsável pelos estudos que resultarão na internet banda larga de 5G (quinta geração) da empresa Huawei, o engenheiro chefe e vice-presidente de Wireless Network, Mohamed Madkour, disse que a nova tecnologia começará a funcionar em 2020.

Antes disso, já em 2016, haverá dispositivos móveis operando com a chamada geração 4.5. “O 4.5G será possível com algumas alterações da quarta geração [4G], a partir de uma cesta de softwares M2M [termo que se refere à comunicação entre máquinas] e de uma estação de base que desenvolvemos”, disse Madkour.

Segundo o engenheiro, para se ter uma ideia do que essa tecnologia trará em termos de velocidade para o tráfego de dados via internet, a 4G funciona a uma velocidade entre 100 e 200 Mbps (megabits por segundo).

“Algumas tecnologias já conseguem aumentar essa velocidade para algo próximo a 500 Mbps. Em 2016, com pequenas adaptações na nossa estação de base, chegaremos a 1 Gbps [gigabite por segundo], o que corresponde a 1 mil Mbps”, explicou o expert da Huawei.

“Testaremos na Copa do Mundo da Rússia a [banda larga] 5G, a uma velocidade de 10 Gbps”, adiantou Madkour. Segundo ele, em um primeiro momento, a tecnologia não será disponibilizada em larga escala.

“A princípio, tamanha velocidade não será necessária para pessoas normais. Sua utilidade certamente estará dirigida a novos modelos de negócio e de indústria, que ainda estão por vir e precisarão de maior automação. Claro que, dependendo, por exemplo, dos videogames que nossos filhos terão, a internet 5G pode ter uma alcance maior que o imaginado”, acrescentou.

Como exemplo prático dessa tecnologia, o engenheiro citou a possibilidade de carros se locomoverem sem motoristas.

Possibilidades.
Quando começarmos a usar roupas que se conectem à internet, comprarmos carros sem motorista que se comuniquem com outros carros para evitar acidentes e usarmos latas de lixo que nos avisem quando estão cheias, vamos precisar de uma conexão de internet muito mais rápida.

A conexão 5G permitirá a existência de um mundo de cidades inteligentes e interconectadas, cirurgias realizadas à distância, com o uso de robôs e a imersão na IoT (internet das coisas, na sigla em inglês), ou seja, a interconexão digital de todos os nossos objetos cotidianos.

“Antes se falava que, em 2020, haveria 50 bilhões de dispositivos conectados à internet, agora se acredita que essa cifra é cautelosa”, disse Sara Mazur, diretora de investigação da Ericsson, uma das companhias de comunicações que está liderando o desenvolvimento do 5G. De acordo com Sara, a conexão 4G não aguenta essa demanda de conectividade, pois não foi criada para isto.

Outra característica da internet 5G deverá ser de que essa conexão não poderá falhar. “Terá [o nível de] confiança que atualmente temos com as conexões de fibra ótica”, disse Sara. Os avanços na tecnologia de antenas anunciam o fim dos cortes repentinos nesse tipo de conexão, característica essencial para a segurança.

O professor Rahim Tafazolli, que lidera o Centro de Inovação de 5G da Universidade de Surrey, na Inglaterra, acredita que, no futuro, será possível ter uma conexão de dados sem fio a 800 giga por segundo, o que significa uma conexão cem vezes mais rápida que as conexões 5G que estão sendo testadas atualmente. Uma velocidade de 800 Gbps equivaleria a baixar 800 filmes em HD em apenas um segundo.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de |

Hotéis contratam robôs para fazer serviço de quarto
A Promotoria de Los Angeles criou equipe especial para investigar assédios em Hollywood
https://www.osul.com.br/internet-5g-comeca-a-operar-em-cinco-anos-no-brasil/ Internet 5G começa a operar em cinco anos no Brasil 2015-09-04
Deixe seu comentário
Pode te interessar