Sexta-feira, 29 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Celebridades Internet dedura celebridades por gastar água durante seca na Califórnia

Compartilhe esta notícia:

Cantora e atriz Jennifer Lopez estava entre as celebridades expostas em um artigo do jornal New York Post, que publicou fotos aéreas de seus jardins. Foto: Reprodução

Em meio a uma seca prolongada que fez com que reservatórios registrassem níveis baixos recorde, moradores da Califórnia, nos Estados Unidos, estão usando as mídias sociais para expor instituições e indivíduos, incluindo celebridades, que desperdiçam o recurso.

Transformando em hashtag, o drought shaming (“Vergonha da seca”, em tradução livre) – uma prática que começou online no ano passado – voltou a acontecer agora, no momento em que o Estado entra em seu quarto verão de seca extrema.

O governador da Califórnia, Jerry Brown, exigiu que as cidades californianas diminuam o uso de água em 25%, regando menos as plantas e trocando partes de seus jardins por plantas do deserto que dispensam rega intensiva, mas excessos ainda são cometidos, especialmente nas áreas mais afluentes, onde ficam as mansões dos famosos com seus jardins impecáveis.

As campanhas pela economia e a ameaça de multas de até  10 mil dólares pelo desperdício de água não parecem ter diminuído o consumo exagerado. Por isso, ativistas estão tentando a tática de exposição negativa na internet, com o apoio de jornais de circulação nacional.

Tuíte critica o ator Sean Penn pelo que seriam os jardins de sua mansão em Los Angeles. (Foto: Reprodução)

Tuíte critica o ator Sean Penn pelo que seriam os jardins de sua mansão em Los Angeles. (Foto: Reprodução)

Moradores que surpreendem os vizinhos desperdiçando água estão compartilhando fotos e vídeos no Facebook, no Twitter e em outros aplicativos de mensagens, geralmente com os endereços das pessoas. “Fico feliz de ver que #droughtshaming é uma realidade! Colaboro denunciando esses idiotas de San Mateo”, disse, no Twitter, Fiyin Adewale, com uma foto de uma casa cujo pequeno jardim tinha três regadores automáticos em operação.

Raiva
A cantora e atriz Jennifer Lopez, a vencedora do Oscar Barbra Streisand e o casal Kim Kardashian e Kanye West também estavam entre as celebridades expostas em um artigo do jornal New York Post, que publicou fotos aéreas de seus jardins. No entanto, outro jornal local, o LA Times, os defendeu, afirmando que “é difícil saber se eles são esbanjadoras de água. E não está claro quando as fotografias aéreas foram tiradas”. Mas nas redes sociais, a indignação com o desperdício – comprovado ou não – dos mais ricos ganha um tom mais agressivo.

“Não há nada pior do que celebridades liberais sem talento pregando para as massas, mas sem dar exemplos. #WakeUpAmerica #DroughtShaming”, escreveu uma mulher, em referência ao jardim verde de Sean Penn.

Mas já não é preciso ser famoso para ser “envergonhado” em tempos de seca. De acordo com uma enquete feita pelo Public Policy Institute of California, 66% dos californianos acreditam que seus vizinhos não estão fazendo o suficiente para economizar água.

E quem acredita ter flagrado desperdícios quer falar a respeito. “Aparentemente é muito difícil ajustar os timers dos regadores (para pararem de regar) quando chove”, disse a moradora da Califórnia Annemaria Haydeltweeted, com uma foto do regador na beira do gramado na calçada alheia. (AG)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Celebridades

BRDE financia 49,6 milhões de reais para investimentos da Aurora Alimentos
Há 5 meses Neymar zombava do PSG nas redes sociais
https://www.osul.com.br/internet-dedura-celebridades-por-gastar-agua-durante-seca-na-california/ Internet dedura celebridades por gastar água durante seca na Califórnia 2015-05-22
Deixe seu comentário
Pode te interessar