Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Investigado por suposto recebimento de “vantagens indevidas” da OAS e da Odebrecht, o ministro Vital do Rêgo continua a conduzir processos de interesse das empreiteiras no Tribunal de Contas da União

Compartilhe esta notícia:

Vital é suspeito de cobrar "pedágio" para proteger empresas em CPI. (Foto: Joel Rodrigues/Folhapress)

Investigado na Operação Lava-Jato por suposto recebimento de “vantagens indevidas” da OAS e da Odebrecht, o ministro Vital do Rêgo continua a conduzir processos de interesse das empreiteiras no TCU (Tribunal de Contas da União).

Em ao menos cinco casos, que avaliam irregularidades em contratos das empresas com a Petrobras e outros órgãos públicos, Vital atua como relator, com poder para determinar os rumos das auditorias e elaborar os votos que orientam os julgamentos. A situação vem sendo questionada pelos próprios auditores e procuradores da corte de contas.

O ministro responde a dois inquéritos no STF (Supremo Tribunal Federal) por ter sido citado por empreiteiros e delatores da Lava-Jato como beneficiário de propinas quando exercia mandato de senador pelo PMDB da Paraíba. Ele nega as acusações.

Uma das investigações, aberta no ano passado, apura a suspeita de que o então congressista cobrava “pedágio” de construtoras para protegê-las na CPI Mista da Petrobras, que ele presidia em 2014, antes de ser indicado para a Corte de contas. A acusação foi feita pelo ex-presidente da OAS José Adelmário Pinheiro, o Léo Pinheiro.

Em depoimento, Léo Pinheiro disse ter pago, como contrapartida, 1,5 milhão de reais em caixa 2 a Vital em sua campanha para o governo da Paraíba, em 2014. O empresário entregou notas fiscais dos supostos repasses.

O ex-presidente da Andrade Gutierrez Otávio Marques de Azevedo também disse ter tratado de pagamentos com Vital. (AE)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

A assessoria da campanha eleitoral de Lula divulgou uma nota para justificar o patrimônio de quase 8 milhões de reais do ex-presidente
A greve dos Correios terminou nessa segunda-feira na maioria das cidades
https://www.osul.com.br/investigado-por-suposto-recebimento-de-vantagens-indevidas-da-oas-e-da-odebrecht-o-ministro-vital-rego-continua-conduzir-processos-de-interesse-das-empreiteiras-no-tribunal-de/ Investigado por suposto recebimento de “vantagens indevidas” da OAS e da Odebrecht, o ministro Vital do Rêgo continua a conduzir processos de interesse das empreiteiras no Tribunal de Contas da União 2017-05-08
Deixe seu comentário
Pode te interessar