Segunda-feira, 19 de maio de 2025

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
21°
Showers in the Vicinity

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Israel e Nova Zelândia aprovam a venda do spray nasal que pode prevenir o coronavírus

Compartilhe esta notícia:

O surgimento de variantes altamente transmissíveis, como a Ômicron, e a perspectiva de que o mundo terá de conviver com o coronavírus impulsionam pesquisas. (Foto: Reprodução)

Israel e Nova Zelândia deram aprovação temporária à venda do spray nasal de óxido nítrico (Nons, na sigla em inglês) da empresa de biotecnologia canadense SaNOtize, que pode ajudar na prevenção da transmissão do vírus causador da covid-19, anunciou a companhia nesta segunda-feira (22).

Este não é o spray nasal que é negociado pelo governo brasileiro, o EXO-CD24, desenvolvido em Israel. “O governo de vocês está negociando o tratamento errado. [O spray da] SaNOtize é diferente, muito mais avançado [no desenvolvimento] e com resultados mais fortes que o EXO-CD”, disse a assessoria da SaNOtize.

A produção do Nons, sob o nome comercial Enovid, começou em Israel com a parceira da SaNOtize Nextar Chempharma Solutions e é previsto que o produto comece a ser vendido no país a partir de junho.

Na Nova Zelândia, a SaNOtize obteve o registro do spray nasal junto à agência reguladora do país, o que permite que a empresa distribua e venda o Nons nas farmácias imediatamente, disse a empresa.

O Nons protege os usuários de vírus que entram no corpo através das vias nasais superiores.

Na semana passada, a SaNOtize e o Fundo dos Hospitais Ashford e St Peter’s do NHS (sistema de saúde inglês), de Surrey, no Reino Unido, anunciaram os resultados dos testes clínicos do Nons, que mostraram que ele é um tratamento antiviral efetivo e que pode ajudar a prevenir a transmissão da covid-19, diminuir os dias de infecção e reduzir a severidade dos sintomas e danos em pessoas que já estão com a doença.

Chris Miller, diretor científico da SaNOtize, disse que a formulação de óxido nítrico para uso em humanos deve “matar os vírus nas vias aéreas superiores, prevenindo que eles fiquem em incubação e se espalhem pelos pulmões”.

EXO-CD24

Aposta do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e motivo de recente viagem da comitiva brasileira ao Oriente Médio, o spray nasal fabricado em Israel, chamado de EXO-CD24, ainda está em fase inicial de testes para o seu uso contra o coronavírus.

A droga experimental foi desenvolvida inicialmente para combater o câncer de ovário, mas começou a ser experimentada em pacientes com situação grave de covid-19. Os pesquisadores do Centro Médico Ichilov de Tel Aviv explicam que o objetivo do spray nasal não é combater o vírus, mas “acalmar” o sistema imunológico.

A fase 1 dos testes do EXO-CD24 começou no final de setembro de 2020 e, oficialmente, será concluída nesta quinta (25).

Em fevereiro, o governo israelense informou que, na primeira fase de testes, o spray foi testado em 30 voluntários internados em estado grave. Desse total, 29 pacientes se recuperaram em no máximo cinco dias. Apesar disso, não há ainda nenhum estudo científico publicado sobre a eficácia do EXO-CD24.

tags: em foco

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

O Reino Unido tem o menor número de mortes diárias causadas pelo coronavírus em seis meses
Olimpíada de Tóquio: Japão proíbe voluntários estrangeiros por causa do coronavírus
https://www.osul.com.br/israel-e-nova-zelandia-aprovam-a-venda-do-spray-nasal-que-pode-prevenir-o-coronavirus/ Israel e Nova Zelândia aprovam a venda do spray nasal que pode prevenir o coronavírus 2021-03-22
Deixe seu comentário
Pode te interessar