Quinta-feira, 25 de abril de 2024

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Futebol Itália vence a Inglaterra nos pênaltis e é bicampeã da Eurocopa

Compartilhe esta notícia:

Azzurra mostrou futebol ofensivo este ano, marcando 13 gols na competição. (Foto: Reprodução / Twitter)

Com o estádio de Wembley, na Inglaterra, tomado por 67 mil torcedores, a Itália bateu a Seleção Inglesa nos pênaltis e sagrou-se campeã da 16ª Eurocopa. Foi o segundo título dos italianos nessa competição. A outra vez em que a Azurra levantou a taça foi em 1968, jogando em casa no Estádio Olímpico de Roma. Na primeira ocasião, a Itália superou a Iugoslávia na final. A Inglaterra nunca venceu o torneio.

O time italiano comandado por Roberto Mancini mostrou um estilo de jogo completamente diferente da tradicional retranca do passado. Com futebol ofensivo, teve 13 gols anotados na Euro e igualou as melhores marcas de qualquer equipe italiana em qualquer competição de primeiro escalão (Eurocopa e Copa do Mundo). Faltou pouco para chegar ao recorde de 14 tentos da França na competição da UEFA de 1984.

Jogo

Com apenas 2 minutos de jogo, a Inglaterra abriu o placar, com Luke Shaw. Harry Kane abriu bola na direita para Trippier, que avançou e cruzou para o lateral-esquerdo, que emendou de primeira, sem chances para Donnarumma. O gol de Shaw se tornou o mais rápido do história de uma final de Eurocopa. A primeira chance da Itália veio cinco minutos depois, com cobrança de falta perigosa de Insigne, que passou por cima do gol.

Após o gol, a Inglaterra seguiu melhor em campo, mas não conseguiu transformar a superioridade de posse em finalizações. A Itália chegou algumas vezes ao gol de Pickford, mas sem muito perigo. Já nos últimos 10 minutos da etapa inicial, Chiesa fez ótima jogada no meio e chutou rasteiro, em chute que saiu rente a trave. Aos 45, Verratti aproveitou bola rebatida na área e finalizou, mas o goleiro inglês salvou.

O segundo tempo começou com amplo domínio da seleção italiana. Aos 5, Insigne teve outra falta para cobrar perto da área, mas a finalização saiu pelo lado de Pickford. Seis minutos depois, Insigne teve outra chance após jogada de Chiesa, mas o goleiro inglês defendeu o arremate. Aos 16, Chiesa fez outra ótima jogada, se livrou da marcação e bateu cruzado, mas Pickford brilhou mais uma vez.

A pressão do time italiano surtiu efeito aos 21 minutos. Após cobrança de escanteio e bate e rebate na área, o zagueiro Bonucci completou para o gol dentro da pequena área e deixou tudo igual no placar. Seis minutos depois, Bonucci lançou Berardi no ataque, mas o meia parou em Pickford. As duas equipes ainda tentaram tirar a igualdade no placar nos acréscimos, mas sem sucesso, e a partida foi para a prorrogação.

Prorrogação

A primeira grande chance da prorrogação veio aos seis minutos, com Phillips. O meia aproveitou bola rebatida após escanteio e chutou forte para o gol, mas pelo lado. Dois minutos depois, Belotti recebeu na entrada da área e chutou, mas um desvio facilitou a defesa de Pickford. Aos 12, o atacante italiano tentou mais uma vez, mas o arremate saiu prensado e não entrou. As seleções cansaram nos últimos 15 minutos e não tiveram grandes chances.

Pênaltis

Nas penalidades, Berardi, Bonucci e Bernardeschi marcaram para a Itália, enquanto Belotti e Jorginho perderam. No lado inglês, Kane e Maguire marcaram para a Inglaterra, enquanto Rashford, Sancho e Saka desperdiçaram. O goleiro Donnarumma pegou duas penalidades. Placar final de 3 a 2 para a Azzurra nas cobranças.

Ficha técnica

Itália: Donnarumma; Di Lorenzo, Bonucci, Chiellini e Emerson (Florenzi); Jorginho, Barella (Cristante) e Verratti (Locatelli); Chiesa (Bernardeschi), Immobile (Berardi) e Insigne (Belotti). Técnico: Roberto Mancini.

Inglaterra: Pickford; Walker (Sancho), Stones e Maguire; Trippier (Saka), Phillips, Rice (Henderson, depois Rashford), Shaw, Mount (Grealish) e Sterling; Harry Kane. Técnico: Gareth Southgate.

Árbitro: Bjorn Kuipers (Holanda)

 

tags: em foco

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Futebol

Flamengo anuncia contratação do técnico Renato Portaluppi
Hoje com 24 seleções, a Uefa estuda a possibilidade de realizar a Eurocopa com 32 times
https://www.osul.com.br/italia-vence-a-inglaterra-nos-penaltis-e-e-bicampea-da-eurocopa/ Itália vence a Inglaterra nos pênaltis e é bicampeã da Eurocopa 2021-07-11
Deixe seu comentário
Pode te interessar