Quinta-feira, 23 de julho de 2026

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
17°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Jair Renan Bolsonaro deve disputar a Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú

Compartilhe esta notícia:

Atual vereador em Balneário Camboriú, o filho do ex-presidente vai disputar com aliados os mesmos votos e os mesmos apoios. (Foto: Reprodução/Instagram)

Filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, o pré-candidato pelo PL a vereador em Balneário Camboriú (SC) Jair Renan deve fazer uma campanha eleitoral discreta. De acordo com aliados, ele recebeu orientações para seguir no “piloto automático”. Isso significa evitar falar publicamente com frequência e fazer ações pontuais de campanha.

Pessoas próximas à família Bolsonaro dizem que o Estado de Santa Catarina foi escolhido para ele iniciar a carreira política justamente por ser considerado mais “fácil” para conquistar votos e sem risco de sobressaltos. O sobrenome, dizem, já será suficiente para elegê-lo. A experiência, no entanto, ainda é vista como um “teste” do seu desempenho.

Além disso, o ingresso de Jair Renan na vida pública pode ampliar as áreas de atuação da família Bolsonaro, que já tem parlamentares eleitos no Rio de Janeiro, com Carlos e Flávio, e em São Paulo, com Eduardo, todos filiados ao PL. Em 2026, também existe a possibilidade de a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro tentar uma vaga ao Senado pelo Distrito Federal.

De acordo com aliados, Jair Renan tinha pretensão de tentar um cargo mais alto em sua primeira disputa eleitoral. O pai, no entanto, vetou a ofensiva e recomendou que o filho começasse “por baixo”, como os demais integrantes do clã, para “ganhar experiência”. O próprio Jair Bolsonaro atuou como vereador pelo Rio de Janeiro no início da carreira.

Na CPAC Brasil (sigla em inglês para Conferência de Ação Política Conservadora), neste mês, Jair Renan não teve espaço de fala, embora o evento tenha ocorrido justamente na cidade em que ele disputará o pleito. Nos bastidores, ele acompanhou praticamente todas as reuniões do pai e de seus aliados. No início deste mês, Jair Renan foi exonerado do gabinete do senador Jorge Seif (PL-SC), justamente para disputar as eleições deste ano. Ele atuava como auxiliar do parlamentar desde março do ano passado, lotado no escritório de Balneário Camboriú, e recebia R$ 11,6 mil de salário mensal bruto. Para ser candidato, ele foi obrigado a deixar a função até três meses antes do pleito.

Cerca de quatro meses antes, o filho do ex-presidente foi a um bingo onde se apresentou como pré-candidato e morador de Balneário Camboriú – o episódio ocorreu dias antes de ele se filiar formalmente ao PL. Na ocasião e em outros momentos, ele tem atuado ao lado do empresário Emílio Dalçóquio Neto, que é visto como um de seus padrinhos políticos. Dalçóquio Neto foi apontado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) como um dos financiadores dos bloqueios antidemocráticos de 2022. Jair Renan e o aliado também tem apoiado candidatos a vereador de outras cidades.

Em abril, Jair Bolsonaro foi a Santa Catarina para manifestar apoio ao filho. Jair Renan é conhecido por falas polêmicas. Em uma delas, afirmou que trocou o Rio por Santa Catarina em razão do “povo honesto” do novo Estado. Neste ano, o Ministério Público denunciou Jair Renan pelos crimes de falsidade ideológica e uso de documento falso para obter três empréstimos bancários de forma fraudulenta.

 

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Deixe seu comentário

Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

7 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Felix Etchegaray
23 de julho de 2024 00:13

Mais um Bolsonaro mamando do Estado

Vanderlei Stefani
23 de julho de 2024 02:09

Santa Catarina vai estar bem representada com o expert em chupetinha kkkkkkkk kkkkkkkk

Fernando Krause
23 de julho de 2024 10:48

Até hoje o lulopetismo não consegue emplacar governador em SC…

Vanderlei Ochoa
23 de julho de 2024 12:08

Mais um do Clã bolsonara para trabalhar pela família (Deles) e os otário acreditam que essa gente que o Bem do Brasil. Mais rachadinhas à vista…otários.

Andre Palo
23 de julho de 2024 13:06

A diferença já começa aí….. Os filhos de um ….trabalham, entram na politica para ajudar o país …. os filhos do outro…. são parasitas, sanguessugas do Brasil..

Lula é indiciado por favorecer empresa de sobrinho na …
El País Brasil
https://brasil.elpais.com › Brasil
5 de out. de 2016 — Taiguara, que é filho de Jacinto Ribeiro dos Santos, amigo de Lula na juventude e irmão da primeira mulher (já falecida) do ex-presidente, teria …

Andre Palo
23 de julho de 2024 13:09

Uns trabalham….Outros roubam, corrompem…

Enfim…. esta familia …. como a de Trump, bem sendo perseguida , tentam destruir, a mais de 7 anos……e …… NADA….

Já a familia do Verme Fedorento…………………….

Filho de Lula terá de explicar à PF dinheiro que recebeu de Lobista…
Senado Federal
https://www2.senado.leg.br › bitstream › handle › noticia
A PF quer explicações de Luís Claudio Lula da Silva, filho do ex-presidente Lula, sobre os repasses de lobistas acusados de “comprar” leis.

Did Dlc
23 de julho de 2024 15:18

Mais otário aqui é quem acredita no Clã dos companheiros.

Seleção Brasileira de basquete deve chegar a Paris nesta terça-feira
Preocupação no partido de Bolsonaro com as últimas pesquisas sobre Lula
Pode te interessar
7
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x