Quarta-feira, 08 de julho de 2026

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Rio Grande do Sul Ex-deputado Jean Wyllys apaga postagem com ataques ao governador Eduardo Leite nas redes sociais

Compartilhe esta notícia:

Wyllys escreveu que "gays com homofobia internalizada em geral desenvolvem libido e fetiches em relação ao autoritarismo e aos uniformes".

Foto: José Cruz/Agência Brasil
Wyllys escreveu que "gays com homofobia internalizada em geral desenvolvem libido e fetiches em relação ao autoritarismo e aos uniformes". (Foto: José Cruz/Agência Brasil)

O ex-deputado federal Jean Wyllys apagou a publicação em que criticava o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), por manter as escolas cívico-militares no Estado.

Na quarta-feira (26), a Justiça gaúcha atendeu pedido do Ministério Público do Estado (MP-RS) e determinou a remoção da postagem. Nesta quinta, o tweet não estava mais visível no perfil de Wyllys.

Na publicação, feita em 14 de julho, Jean Wyllys escreveu que “gays com homofobia internalizada em geral desenvolvem libido e fetiches em relação ao autoritarismo e aos uniformes”.

A multa diária fixada pela Justiça caso houvesse descumprimento da decisão era de R$ 100 mil. O advogado Lucas Mourão, que representa o ex-deputado, afirmou após a decisão, que “Jean é um democrata e, portanto, seguirá a determinação judicial”.

O Poder Judiciário também determinou a quebra de sigilo de dados do ex-deputado federal e deu cinco dias para que os dados sejam fornecidos. De acordo com o MPRS, dados são informações cadastrais do usuário, como perfis vinculados à conta e outros dados armazenados, além da localização do celular ou computador no momento da publicação.

Conforme o Ministério Público, Jean Wyllys é investigado por injúria contra funcionário público e por praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional. No despacho, consta que o ex-deputado agiu “de forma criminosa” ao proferir “ofensas homofóbicas à pessoa do governador”.

Para o MPRS, o texto contém elementos relacionados à orientação sexual do governador, pela insinuação de que a decisão adotada por Leite em relação à manutenção do programa de escolas cívico-militares em âmbito estadual teria como razão “homofobia internalizada”, decorrente de “libido e fetiches em relação ao autoritarismo e aos uniformes”.

Leite e Wyllys discutiram no Twitter no dia 14 de julho, após uma publicação de uma notícia de que o Estado vai manter as escolas cívico-militares. O bate-boca gerou quase 4 milhões de visualizações e dominou os assuntos em alta no dia nos dias seguintes.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Deixe seu comentário

Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

5 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Sofia Magagnin Silva
27 de julho de 2023 22:17

Quando não há argumentação elegante acontece isso. Linguagem chula, falta de educação. Um absurdo ele querer continuar no governo.

Ildefonso Pavan
28 de julho de 2023 05:15

E o medo ? fazer gritaria escondido atrás da internet e fácil quero ver enfrentar cara a cara !

Getulio Dos Santos Dias
28 de julho de 2023 02:26

Porque Jean não vai incomodar o bolsonaro. Eram tão inimigos.

Andre Palo
28 de julho de 2023 14:45

Que Golpe de Sorte….Nos livramos , temporariamente deste Nojo…Que já tinha sido cooptado pelo Quadrilhão do PT…..foi por pouco….

Luciano Santos
28 de julho de 2023 14:46

Esse ex BBB é uma aberração política, nem deveira receber atenção.

“Perturbador”, diz militar em audiência sobre óvnis nos Estados Unidos
Cidade da Advocacia 2023: confira a programação do maior evento da história da OAB/RS
Pode te interessar
5
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x