Quarta-feira, 08 de outubro de 2025
Por Redação O Sul | 24 de setembro de 2025
O resultado deixou o Tricolor gaúcho na 11ª posição, com 29 pontos.
Foto: Vitor Silva/BotafogoEm duelo atrasado da 16ª rodada do Campeonato Brasileiro, na noite dessa quarta-feira (24), o Grêmio empatou em 1 a 1 com o Botafogo, na Arena. Com o ponto conquistado, o Tricolor chega aos 29, subindo para a 11ª colocação na tabela. No próximo compromisso, a equipe comandada por Mano Menezes enfrentará o Vitória, no domingo (28), às 11h, novamente em Porto Alegre.
Cuiabano, que já vestiu a camisa do time gaúcho, abriu o placar para os visitantes, enquanto o goleiro Tiago Volpi, cobrando pênalti nos minutos finais da partida, igualou o marcador para os donos da casa.
Primeiro tempo
De volta ao time após cumprir suspensão no Grenal, o capitão Kannemann foi protagonista do primeiro lance de perigo. Aos seis minutos, Willian cobrou escanteio e o zagueiro finalizou de dentro da área, exigindo grande defesa de Léo Linck. No rebote, Edenilson tentou aproveitar, mas foi travado pela zaga.
O Tricolor manteve a pressão. Aos 14, Willian acionou Marlon pela esquerda, que cruzou na medida para Edenilson cabecear firme. Mais uma vez, o goleiro botafoguense evitou o gol com uma defesa segura.
Com o passar do tempo, o ritmo gremista diminuiu e os visitantes passaram a encontrar espaços. O Botafogo teve duas boas chances antes do intervalo: na primeira, Artur cobrou falta e Volpi espalmou. Na sequência, Arthur Cabral obrigou o goleiro tricolor a mais uma intervenção importante.
Nos acréscimos, o Grêmio ainda respondeu. Willian arrancou pelo meio e encontrou André Henrique, que bateu rasteiro, à esquerda do gol.
Uma cena chamou atenção ainda na etapa inicial: o lateral-esquerdo Alex Telles, com passagem pelo Grêmio, deixou o gramado com dores no joelho. Sentado no banco de reservas, colocou gelo no local. Ele havia retornado à equipe titular após ser poupado contra o Atlético-MG. Em seu lugar, entrou Cuiabano, também ex-jogador do clube gaúcho, que foi vaiado pela torcida.
Segundo tempo
Na volta do intervalo, o Grêmio quase abriu o placar logo no primeiro minuto. Em falha da defesa alvinegra, Dodi apareceu cara a cara com Léo Linck, mas chutou em cima do goleiro.
A resposta foi imediata. Aos 7, a “lei do ex” deu as caras na Arena. Marlon Freitas lançou com precisão para Cuiabano, que passou por Alysson, invadiu a área e tocou na saída de Volpi para balançar a rede. Na comemoração, provocou os torcedores gremistas.
Em desvantagem, o time de Mano Menezes partiu para cima. Aos 28, Cristian Olivera teve boa oportunidade ao receber livre na área, mas finalizou mal e mandou por cima. O Grêmio insistiu em cruzamentos. Em uma das jogadas, após confusão na área, Marlon pegou a sobra na entrada da grande área e bateu cruzado, tirando tinta da trave.
Aos 40, após cobrança de falta pela esquerda, a bola tocou no braço de um defensor na barreira. Com auxílio do VAR, o árbitro marcou pênalti. Quatro minutos depois, Tiago Volpi cobrou com segurança e empatou o confronto.
Nos acréscimos, o Botafogo ainda assustou. Cuiabano acertou a trave em chute forte, e, no contra-ataque, Alex Santana cabeceou para mais uma bela defesa de Léo Linck, fechando o placar em 1 a 1.
Ficha técnica
* Grêmio: Tiago Volpi; Marcos Rocha, Gustavo Martins, Kannemann e Marlon; Noriega (Alex Santana), Dodi, Edenilson (Olivera), Willian (Cristaldo) e Pavón (Alysson Edward); André Henrique (Jardiel). Técnico: Thiago Kosloski.
* Botafogo: Léo Linck; Vitinho, Kaio, Barboza e Alex Telles (Cuiabano); Newton, Marlon Freitas, Artur (Kadir) e Matheus Martins; Jeffinho (Mateo Ponte) e Arthur Cabral. Técnico: Davide Ancelotti.
* Arbitragem: Lucas Torezin (PR), Eduardo da Cruz (MS) e Andrey Luiz de Freitas (PR). VAR: Ilbert Estevam da Silva (SP).