Terça-feira, 21 de outubro de 2025
Por Redação O Sul | 21 de abril de 2017
Em uma reportagem publicada nesta semana, o jornal britânico Financial Times avaliou como “mais uma dor de cabeça” para o presidente brasileiro Michel Temer a hipótese de um retorno do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Palácio do Planalto na eleição de 2018. O líder petista é um dos pré-candidatos ao cargo, apesar do impacto das citações de seu nome nas delações da empreiteira Odebrecht.
Mencionando um recente vídeo em que o líder petista exalta os seus oito anos à frente do governo federal (2003-2010), a matéria ressalta que a economia do País apresentou um dos maiores crescimentos mundiais no período.
“O carismático Lula deu o pontapé inicial no que muitos acreditam que pode se tornar uma das mais notáveis tentativas de retomada política do Brasil”, avaliou o periódico. No vídeo, ele ataca o governo Temer e faz críticas ao projeto de reforma da Previdência, que opositores consideram uma tentativa retirar os direitos dos trabalhadores e dificultar a aposentadoria”.
O Financial Times salientou, porém, que Lula enfrenta investigações por corrupção em um processo conduzido pelo juiz federal Sérgio Moro, no âmbito da Operação Lava-Jato. Destacou, ainda, que se o ex-presidente for condenado pelo Supremo Tribunal Federal, ficará inelegível para o pleito do ano que vem.