Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil José Dirceu pressionou para receber propina da empreiteira Engevix, diz delator

Compartilhe esta notícia:

Processo que investiga o ex-ministro José Dirceu (foto) tem o lobista Pascowitch como um dos réus. (Foto: J. Diorio/AE)

O lobista Milton Pascowitch falou pela primeira vez em uma audiência da Operação Lava-Jato, da PF (Polícia Federal), nessa quarta-feira, desde que firmou o acordo de delação premiada com a Justiça. Apontado pelo MPF (Ministério Público Federal) como operador de propina da construtora Engevix, ele é réu no processo que também envolve o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu.

Segundo o delator, o contrato de consultoria entre a empresa dele, a Jamp Engenheiros Associados e a JD Consultoria, de propriedade de Dirceu, serviu ao pagamento de propina por contratos entre a Engevix e a Petrobras. Pascowitch disse que o ex-ministro exercia forte pressão para receber propina desses contratos.

O lobista também afirmou que usou a Jamp para pagar parte da compra da sede da empresa de Dirceu, a reforma de um apartamento em nome do irmão do ex-ministro, a reforma de outro imóvel cujo verdadeiro dono seria José Dirceu e a compra de uma casa para a filha dele. Ao todo, esses negócios teriam rendido ao ex-ministro, segundo Pascowitch, mais de 2,7 milhões de reais.

O MPF afirmou que essa quantia foi paga para Dirceu porque ele foi o responsável por indicar Renato Duque ao cargo de diretor de Serviços da Petrobras. Ambos estão presos no Complexo Médico Penal de Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, no Estado do Paraná. Duque também é réu neste mesmo processo.

Para o MPF, Pascowitch foi quem intermediou os pagamentos de propina para Dirceu e para o PT (Partido dos Trabalhadores), durante os anos em que trabalhou junto com a Engevix. Apenas o ex-ministro teria recebido 11 milhões de reais, segundo os investigadores. (AG)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Juiz Sérgio Moro valida drible do Ministério Público Federal na lei para trazer documentos da Suíça
Ex-diretor da Petrobras diz que ex-ministra e mensaleiro ajudaram transportadora a renegociar dívida de 90 milhões de reais
https://www.osul.com.br/jose-dirceu-pressionou-para-receber-propina-da-empreiteira-engevix-diz-delator/ José Dirceu pressionou para receber propina da empreiteira Engevix, diz delator 2016-01-22
Deixe seu comentário
Pode te interessar