Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
19°
Thunderstorm

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Ex-diretor da Petrobras diz que ex-ministra e mensaleiro ajudaram transportadora a renegociar dívida de 90 milhões de reais

Compartilhe esta notícia:

Ideli disse que não tem qualquer recordação de reunião com Cerveró para tratar de qualquer assunto. (Foto: ABr)

O ex-diretor da área Internacional da Petrobras Nestor Cerveró, um dos delatores da Operação Lava-Jato, afirmou que a ex-senadora (PT/SC) e ex-ministra Ideli Salvatti (Direitos Humanos e Relações Institucionais/governo Dilma) participou de um almoço em Brasília com o ex-deputado mensaleiro João Paulo Cunha (PT/SP) para tratar da renegociação de uma dívida de cerca de 90 milhões de reais da Transportes Dalçoquio com a BR Distribuidora, braço da estatal. Cerveró não apontou o ano do encontro, mas disse que imagina que a ministra Ideli e outros políticos receberam propina pelo negócio.

Desde junho de 2015, a petista ocupa o cargo de assessora de Acesso a Direitos e Equidade da OEA (Organização dos Estados Americanos), em Washington (EUA). Por meio de sua assessoria, Ideli informou que não tem qualquer recordação de reunião com Cerveró para tratar de qualquer assunto.

Segundo Cerveró, a Dalçoquio é a maior transportadora da BR Distribuidora, ‘muito antiga (já foi inclusive ajudado na época do Fernando Henrique Cardoso) e apoiava diversos políticos de vários partidos’.

As informações de Cerveró constam de um documento entregue por sua defesa à Procuradoria-Geral da República antes de o ex-diretor firmar acordo de delação premiada, o que ocorreu no dia 18 de novembro de 2015. O documento é um esboço com dados preliminares daquilo que o delator se compromete a falar detalhadamente às autoridades.

A Dalçoquio foi criada em 1968, com apenas cinco caminhões, em Itajaí, Santa Catarina, Estado de Ideli. Desde seu início, a transportadora já mantinha vínculos estreitos com a Petrobrás. Apenas sete anos mais tarde, foi firmada parceria com a estatal e sua frota chegou a cinquenta caminhões.

No primeiro semestre de 2015, Laércio Tomé, acionista do Grupo Tomé Engenharia, de São Bernardo do Campo, adquiriu a transportadora.

A reunião a que Cerveró se refere teria ocorrido no período em que ele exercia a diretoria de Finanças da BR Distribuidora, função que assumiu e na qual permaneceu até 2014 depois que foi exonerado da Diretoria de Internacional da Petrobrás, em 2008. (AE)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

José Dirceu pressionou para receber propina da empreiteira Engevix, diz delator
Após delação, ex-diretor da Petrobras deixa de ser depressivo e fica arrogante na prisão
https://www.osul.com.br/ex-diretor-da-petrobras-diz-que-ex-ministra-e-mensaleiro-ajudaram-transportadora-a-renegociar-divida-de-90-milhoes-de-reais/ Ex-diretor da Petrobras diz que ex-ministra e mensaleiro ajudaram transportadora a renegociar dívida de 90 milhões de reais 2016-01-22
Deixe seu comentário
Pode te interessar