Sexta-feira, 29 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Acontece José Fortunati avalia sua gestão no Pampa Debates

Compartilhe esta notícia:

Paulo Sérgio Pinto e José Fortunati

O programa Pampa Debates da Rede Pampa, sob o comando de Paulo Sérgio Pinto, apresenta a série Lideranças Gaúchas, entrevistando representantes dos cenários público e privado, a fim de levar aos telespectadores uma visão do que foi o ano de 2016 nestas áreas e as perspectivas para 2017 na visão de seus convidados. O entrevistado de hoje é José Fortunati, prefeito de Porto Alegre que deixa o cargo no final deste mês. Ele faz um balanço de sua gestão e diz ser “muito pragmático nas coisas que faço. Planejo. Sou um administrador e o planejamento faz parte da minha vida. Por isso já estou pensando sobre o que fazer daqui para a frente”.

Após 7 anos à frente da Prefeitura, de 2009 a 2016, ele diz que deixa uma cidade melhor do que recebeu e olha para este período com muita gratidão, com muito carinho. Ele traça um panorama das obras entregues na cidade, fala sobre a situação das pessoas de rua e esclarece que muitas não aceitam ficar em albergues, o que daria condições de diminuir este fluxo de desabrigados à noite, mas por rebeldia, eles preferem circular pela cidade, dormir em locais públicos. Este é um problema que segundo Fortunati envolve direitos humanos e outras instituições e a Prefeitura fica sem condições de ofertar uma solução.

Mobilidade urbana é outro ponto que o Prefeito aborda no Programa Pampa Debates, além das ciclovias e aponta que a ideia é ampliar o número de bicicletas do projeto Bike POA, devido à demanda crescente de usuários. Evidente que a Copa do Mundo é outro tema que entra na avaliação de Fortunati. Ele também apresenta o livro Porto Alegre das Pessoas, onde são retratadas ações que projetam maior qualidade de vida aos porto-alegrenses. Ele fala ainda em saúde e diz que em 2010 havia 95 unidades de saúde na Capital e hoje são 228, com um médico, um enfermeiro e 6 agentes de saúde em cada uma. A saúde bucal é outro item mencionado, com a expansão de 11 unidades de atendimento para 108 espalhadas em diferentes locais.

A rede hospitalar foi ampliada em sua gestão. Segundo ele, o Hospital da Restinga, construído em parceira com o Hospital Moinhos de Vento é exemplo, já o Hospital Vila Nova é o único a atender moradores de rua e egressos do sistema penitenciário. O Hospital de |Pronto Socorro ganhou ampliação, entre outras iniciativas no setor, mencionadas pelo prefeito. Educação entra na pauta, com a oferta de ensino por tempo integral já sendo utilizada por 75% dos alunos da rede pública. “Toda a rede conta com educação em tempo integral”. São os próprios alunos que optam pela inserção na modalidade, explica José Fortunati.

O programa vai ar pela TV Pampa às 17h45.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Acontece

Exército admite militar infiltrado em ato de movimentos sociais em São Paulo
Servidores gaúchos fazem “Ceia da Miséria” em frente ao Palácio Piratini
https://www.osul.com.br/jose-fortunati-avalia-sua-gestao-no-pampa-debates/ José Fortunati avalia sua gestão no Pampa Debates 2016-12-23
Deixe seu comentário
Pode te interessar