Quinta-feira, 08 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 8 de setembro de 2015
O prefeito de Porto Alegre José Fortunati manifestou, nesta terça-feira (8) a sua preocupação em relação ao clima de insegurança em Porto Alegre nas últimas semanas, defendendo medidas emergenciais, como a presença da Força Nacional e do Exército nas ruas da Capital. O prefeito afirmou que, durante o final de semana, solicitou agenda com o governador José Ivo Sartori para tratar do tema e dar seu apoio político a algumas propostas.
Uma das sugestões a ser levada ao governador pelo prefeito é solicitar apoio federal, pedindo a presença da Força Nacional e do Exército nas ruas. “Pedi uma audiência com o governador para tentar propor algumas ações, ser colaborativo, mas enfrentando claramente a situação. Os servidores da segurança ou estão paralisados, ou estão fazendo uma operação padrão, o que dificulta muito as ações na cidade”, afirmou.
Fortunati disse acreditar que a situação somente voltará à normalidade com a retomada do pagamento integral dos salários ao funcionalismo estadual, que depende da consolidação da situação econômica financeira do Estado. “Eu sei das dificuldades que o governo do Estado passa, por isso, inclusive, na reunião da Famurs [Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul] defendi o aumento do ICMS [Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços], porque não existe solução rápida e mágica que permita que os servidores voltem a trabalhar se não for com uma medida adequada. Sou parceiro para buscar soluções junto com o governador, com outros prefeitos e com os demais poderes.” (PMPA)