Domingo, 19 de outubro de 2025
Por Redação O Sul | 27 de dezembro de 2015
O presidente da República Tcheca, Milos Zeman, afirmou que a Europa vive uma “invasão organizada” de refugiados e criticou a presença de tantos homens jovens e solteiros entre os que fogem dos conflitos no Oriente Médio. “Por que essas pessoas não lutam contra o Estado Islâmico e pela liberdade de suas pátrias”, questionou Zeman, conhecido por seus comentários críticos em relação aos imigrantes.
O presidente de 71 anos acrescentou que “é possível ter compaixão com os velho, doentes e crianças, mas que os homens jovens devem voltar a seus países para lutar contra os jihadistas”. Durante o discurso televisionado de Natal, o presidente tcheco acrescentou que a chegada em massa de imigrantes é uma “invasão organizada” e “não um movimento espontâneo de refugiados”. Zeman concluiu o discurso dizendo: “Esse país é nosso. Esse país não pode ser e não será para todos”.
A República Tcheca concedeu para apenas 70 pessoas neste ano o status de asilado, apesar receber 1.400 solicitações. A Áustria, por exemplo, registrou 95 mil pedidos. Já a Alemanha mais 1 milhão.
Mesmo com os baixos números, a República Tcheca é um dos principais países a criticar a repartição dos refugiados entre os países-membros da União Europeia. (Folhapress)
O presidente de 71 anos acrescentou que “é possível ter compaixão com os velho, doentes e crianças, mas que os homens jovens devem voltar a seus países para lutar contra os jihadistas” (Foto: AFP)