Domingo, 22 de fevereiro de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Judoca medalhista, Rafaela Silva se defende de acusação de doping 



Compartilhe esta notícia:

Rafaela Silva, medalha de ouro na Rio 2016. (foto: Getty Images/ David Ramos/ Rio 2016)

A campeã olímpica Rafaela Silva se defendeu em entrevista coletiva após ser pega em exame antidoping no mês passado. A coletiva foi realizada nesta sexta-feira (20) e teve a presença do diretor presidente do Instituto Reação, o ex-judoca Flávio Canto, do bioquímico Luiz Cláudio Cameron e do advogado da judoca, Bichara Neto. O exame foi realizado no dia 9 de agosto, durante os Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru. Segundo a atleta, o exame deu positivo para o uso da substância fenoterol (um broncodilatador).

“Dei positivo para fenoterol. Não tomo remédio ou bebida alcoólica, só gel de carboidrato nos intervalos da luta. Não pego garrafinha de ninguém e sempre tive muito cuidado. Estou na mira da Wada [Agência Mundial Antidoping] desde 2009. Sempre fiz meus testes e sempre cumpri a programação. Fiquei sabendo há algum tempo. Mas como o Flávio falou, não tinha nada concreto ainda, o resultado dos exames. Já competi depois, fiz outro exame e deu negativo”, declarou a competidora. O outro exame realizado foi feito no dia 29 de agosto, no Mundial de Judô, em Tóquio. De acordo com Flávio Canto, o exame dá força à tese de que a medalhista é inocente. Rafaela afirma que a contaminação pode ter acontecido de forma acidental, durante uma brincadeira com uma criança que utilizava a substância, e que desta forma a química teria entrado em contato com o seu organismo.

A medalhista olímpica poderá apresentar sua defesa em relação ao contato com a substância e, se inocentada, poderá competir as Olimpíadas 2020. Ela não está suspensa, ou seja, seguirá treinando e competindo normalmente até o caso ser julgado pela Federação Internacional de Judô. Na próxima semana, haverá uma definição se Rafaela perderá o ouro conquistado em Lima.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Porto Alegre passa a integrar rede global de cidades inteligentes, junto com 32 metrópoles
Receita Federal publica novas regras do Imposto sobre Propriedade Territorial Rural
Deixe seu comentário

Os comentários estão desativados.

Pode te interessar