Domingo, 09 de agosto de 2026

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Juiz autoriza devolução à Petrobras de 157 milhões de reais desviados para a Suíça

Compartilhe esta notícia:

Moro sugere que o valor seja usado para melhorar o mecanismo de combate à corrupção na estatal. (Foto: Jorge William/AG)

O juiz federal Sérgio Moro autorizou a devolução de 157 milhões de reais à Petrobras. Os recursos foram recuperados pelo MPF (Ministério Público Federal) em contas na Suíça controladas pelo ex-gerente de Serviços e delator, Pedro Barusco.

O ex-gerente da estatal celebrou um acordo de delação premiada com o MPF no qual se comprometeu a devolver 204 milhões de reais, valor que foi repatriado pelos investigadores de bancos suíços nos últimos dois meses.

A decisão de Moro atendeu a pedido dos promotores, que solicitou a restituição de 80% do valor para a estatal. A devolução formal ocorrerá no dia 11 deste mês em uma cerimônia organizada pelo MPF.

O juiz sugeriu que o valor seja usado para melhorar os mecanismos de combate à corrupção dentro da estatal. “[Sugiro] que pelo menos parte seja destinada ao reforço e ao aprimoramento dos sistemas de controle e de compliance dentro da empresa estatal a fim de prevenir novos desvios”, afirmou Moro no despacho que autoriza a transferência.

O magistrado disse ainda que a mudança de postura da Petrobras em relação ao esquema de propina mudou recentemente. “É oportuno lembrar que a estatal assumiu a condição de assistente de acusação nas ações penais, passando a auxiliar a persecução, e reconheceu os prejuízos da corrupção em seu balanço, ambas atitudes louváveis, mas há não mais de um ano sequer admitia a ocorrência de corrupção em seu meio”, ressaltou o juiz.

Pagamento de indenização

Moro determinou também a manutenção de parte dos recursos recuperados para garantir o pagamento de indenizações a danos sofridos por terceiros.

Por fim, ele reconheceu o trabalho dos investigadores: “Foi a eficiência, a integridade, a perseverança e a firmeza dos responsáveis pela investigação que propiciaram a recuperação de valores milionários. Não se previne corrupção dessa magnitude sem esses atributos”.  (AG)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Deixe seu comentário

Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Dinheiro a ser pago pelo ex-presidente Lula e outros réus no caso do apartamento triplex deverá ser revertido à Petrobras
O Brasil é alertado pela Espanha sobre o pedido de prisão de Ricardo Teixeira. A esperança dos espanhóis é de contar com a ajuda brasileira no caso
Pode te interessar
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x