Sábado, 08 de novembro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Juízes do Trabalho criticam declarações do presidente do Tribunal Superior do Trabalho

Compartilhe esta notícia:

Possibilidade está prevista na proposta de reforma trabalhista que tramita no Congresso. (Foto: Reprodução)

Em entrevista ao jornal O Globo, o novo presidente do TST (Tribunal Superior do Trabalho), Ives Gandra Martins Filho, defendeu a flexibilização dos direitos trabalhistas como saída para a crise e criticou a parcialidade pró-trabalhador que vê dentro deste ramo do Judiciário. Para a Anamatra (Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho), os comentários atraem carga de “ranço e preconceito” contra a Justiça trabalhista.

A resposta veio por nota pública, na qual a Anamatra destaca o trecho da entrevista que mais incomodou: quando o presidente do TST disse que a Justiça do Trabalho “dá de mão beijada” indenizações de até 1 milhão de reais e quando afirmou que a situação virou “loteria”. A entidade classificou a frase de “generalista e descontextualizada” e disse que ela apenas contribui para atrair mais preconceitos “por parte daqueles que hoje já se encontram incomodados com a atuação eficiente desse importante ramo do Poder Judiciário”.

Na entrevista, Gandra Filho opina que a Justiça do Trabalho deveria privilegiar o negociado entre sindicatos e empresas em vez do que está na legislação. A posição foi criticada pela Anamatra. A divergência entre a associação e o ministro é mais antiga. Um dos exemplos da rusga foi a quebra da tradição de a Anamatra pagar o jantar de confraternização como boas vindas ao novo presidente do TST. Quando Gandra Filho ascendeu ao posto, não houve patrocínio pela entidade.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Aposentados e pensionistas que ainda não comprovaram ao INSS que estão vivos têm só até o final do mês para fazer o procedimento
Casos de dengue no País crescem 46% e já somam 170 mil neste ano
https://www.osul.com.br/juizes-do-trabalho-criticam-declaracoes-do-presidente-do-tribunal-superior-do-trabalho/ Juízes do Trabalho criticam declarações do presidente do Tribunal Superior do Trabalho 2016-03-01
Deixe seu comentário
Pode te interessar