Domingo, 20 de setembro de 2026
Por Redação O Sul | 15 de setembro de 2026
No início do mês, Gonet defendeu a nulidade do relatório em que é citado, posição que deve ser reforçada ao longo do julgamento
Foto: Antonio Augusto/STFMencionado 24 vezes no relatório da PF (Polícia Federal) sobre as mensagens trocadas entre Alexandre de Moraes e o banqueiro Daniel Vorcaro, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, provocou incômodo e constrangimento entre colegas do MPF (Ministério Público Federal) ao decidir comparecer pessoalmente à sessão do STF (Supremo Tribunal Federal) nesta terça-feira (15) que pode resultar na abertura de uma investigação contra o ministro.
No início do mês, Gonet defendeu a nulidade do relatório em que é citado, posição que deve ser reforçada ao longo do julgamento. Para o chefe do MPF, o relator do caso Master, André Mendonça, excedeu os limites de sua competência, ao pedir a confecção do relatório sem obter antes um aval do plenário do STF.
Após a pressão dos pares, algumas manifestações da PGR no caso foram assinadas pelo vice-procurador-geral da República, Hindemburgo Chateaubriand, mas Gonet decidiu mesmo assim comparecer à sessão.
“A presença do Gonet no julgamento provoca incômodo da classe inteira, de cima a baixo. A classe o considera impedido”, disse um integrante da cúpula da PGR ouvido reservadamente.
Um outro membro da PGR aponta que, segundo o Código de Processo Penal, aos membros do Ministério Público se “estendem as prescrições relativas à suspeição e aos impedimentos dos juízes”.
No último dia 4, o CSMPF (Conselho Superior do Ministério Público Federal) decidiu abrir um procedimento interno para analisar as mensagens extraídas do celular de Vorcaro atribuídas a Gonet.
O procurador-geral da República foi indicado e reconduzido à chefia do MP com o lobby de Alexandre de Moraes e Gilmar Mendes, de quem foi sócio no IDP (Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa).
Charuto e uísque
Numa das mensagens obtidas pelos investigadores, Gonet falou sobre a intenção de fumar charuto e beber uísque Macallan com o banqueiro em Londres. O encontro seria na segunda edição de um Fórum Jurídico patrocinado pelo Banco Master na Inglaterra, em 2025, que acabou sendo cancelado.
No ano anterior, Gonet esteve na primeira degustação bancada por Vorcaro, que também contou com as presenças do ministro Alexandre de Moraes e do diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues. As mensagens de Gonet foram enviadas a Ciro Soares, ex-defensor do Banco Master, que as encaminhou para Vorcaro.
No dia 28 de março de 2025, Soares enviou para Vorcaro uma mensagem em que Gonet diz “estar com saudade” do banqueiro. O ex-defensor do Master, ao encaminhar a mensagem, diz que o procurador-geral o “adora”. “Agradece muito o carinho. Saudades dele, vamos marcar de estar juntos”, responde Vorcaro a Soares, falando sobre a relação com Gonet.
Antes disso, no dia 15 de março, Soares enviou uma foto a Vorcaro ao lado de Gonet. “Liga aqui, ele quer falar com você”, escreveu ao banqueiro. As ligações ocorreram poucos minutos depois, de 57 segundos, 27 segundos, 17 segundos e três minutos e 49 segundos.
Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!
O NUTRIDO FILHO DS PUTA PEDIU VISTAS PARA FACILITAR O LULA, DEPOIS DE DAR SEUS DISCURSOS DE NUTRIDO , PEDIU VISTAS, VAGABUNDO!!!E O CARECA BANDIDO CONTINUA NO PODER MANDANDO E ANOI QUE VEM VAI SER PRESIDENTE DO STF E A VINGANÇA VAI SER TRISTE.SE NÃO TIRAREM ESSE VERME CORRUPTO DO STF E COLOCAREM NA CDEIA JUNTO COM O MITOOOOOO.
BANDIDO FILHO DA PUTA! CHARUTOS, WISKY E MORDOMIAS, PUTEIRO, ESSE CORNO VAGABUNDO DEVERIA SER IMPEDIDODE FALAR E O CARECA SENDO JULGADO NÃO PODERIA VOTAR.
MAS A PERGUNTA É ANDRÉ MENDONÇA MANDOU INVESTIGAR OU TIROU O SIGILO DO QUE ESTAVA NO CELULAR DO VORCARO, AS MENSAGENS SÃO VERDADEIRAS, MAS É SEMPRE ASSIM PODE TER IMAGEM DESSAS PRAGA ROUBANDO, MAS SE NÃO FOI AUTORIZADO A FILMAGE, NÃO VALE COMO PROVA
O que o Cocada tá fazendo ali ?
Nem devia estar ali,ta uma várzea,ele foi citado.