Terça-feira, 30 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
20°
Light Rain with Thunder

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral Justiça decide que a mineradora deve impedir que a lama chegue ao mar

Compartilhe esta notícia:

Se a Samarco não cumprir a determinação judicial, terá de pagar multa diária de 10 milhões de reais. Foto: Rodiney Costa/Folha Imagem

A Justiça Federal no Espírito Santo determinou que a mineradora Samarco tome providências imediatas para que os rejeitos de mineração não atinjam o litoral capixaba. Se não for cumprida a decisão liminar, que se baseou em ação movida pelo MPF (Ministério Público Federal), poderá ser multada em 10 milhões de reais por dia. A mineradora, diante do comunicado judicial, se limitou a informar que analisa cuidadosamente o pedido.

Uma força-tarefa de operários, voluntários e pescadores está trabalhando na foz do rio Doce, em Linhares (ES), para impedir que a enxurrada de lama e rejeitos vazados das barragens da Samarco, em Mariana (MG), chegue ao mar.
Barreiras flutuantes, semelhantes às usadas para contenção de vazamentos de óleo, estão sendo espalhadas pela região. A medida, no entanto, não é suficiente para impedir que os detritos se espalhem no mar.

O diretor da Estação de Biologia Marinha de Santa Cruz, próxima à foz do rio Doce, André Ruschi, ressaltou que a medida deveria ter sido tomada há muito tempo. Segundo ele, existe uma cadeia de montanhas submarinas, que inicia na foz do rio Doce e se estende por mais de 1,2 mil quilômetros ao leste até a ilha de Trindade. Essa área é, conforme o estudioso, o ponto de maior biodiversidade do oceano Atlântico.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

Perícia do INSS fica só para 2016 e Ministério Público Federal tenta garantir atendimentos
Mineradora do desastre ambiental é multada em 112 milhões de reais por governo de Minas Gerais
https://www.osul.com.br/justica-decide-que-a-mineradora-deve-impedir-que-a-lama-chegue-ao-mar/ Justiça decide que a mineradora deve impedir que a lama chegue ao mar 2015-11-20
Deixe seu comentário
Pode te interessar