Terça-feira, 21 de outubro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral Justiça decide que funcionária que se demitiu sem saber que estava grávida não tem direito a estabilidade

Compartilhe esta notícia:

Fim da relação de emprego partiu de iniciativa da empregada. (Foto: Reprodução)

O Tribunal Superior do Trabalho não conheceu o recurso de uma ex-empregada que pedia o reconhecimento da estabilidade provisória por gravidez, com a reintegração ao emprego ou indenização pelo tempo de estabilidade. O fundamento da decisão foi o fato de que a extinção da relação de emprego foi de iniciativa da empregada.

Na reclamação trabalhista, a trabalhadora afirmou que, quando pediu desligamento da empresa, já se sentia mal durante o trabalho. Ela classificou o pedido de demissão como “totalmente informal e descabido”, e alegou que a falta de tempo para cuidar do filho que já tinha, devido a dupla jornada, levou a tal atitude impensada. Arrependida, pediu administrativamente a reintegração, mas não obteve resposta da empresa.

Em sua defesa, a empresa sustentou que a ex-empregada solicitou a rescisão contratual por meio de carta de demissão, manifestando vontade expressa de se desligar da empresa. Assim, não haveria como reconhecer o pedido de reintegração decorrente da estabilidade gestacional. A empresa alegou ainda que a empregada só fez o pedido cerca de quatro meses depois da confirmação da gravidez.

O juiz de primeiro grau afastou o direito à estabilidade provisória e eximiu a empresa de indenizar ou reintegrar a ex-funcionária. O magistrado não encontrou nos autos provas de que a ela tivesse sido induzida a pedir demissão, ficando claro que o pedido foi espontâneo. O Tribunal Regional do Trabalho manteve a sentença.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

Família de menino preso quando usava um relógio que foi confundido com uma bomba pede 15 milhões de dólares de indenização
Gerente de restaurante foi preso no Rio após oferecer bananas a homens negros
https://www.osul.com.br/justica-decide-que-funcionaria-que-se-demitiu-sem-saber-que-estava-gravida-nao-tem-direito-a-estabilidade/ Justiça decide que funcionária que se demitiu sem saber que estava grávida não tem direito a estabilidade 2015-11-24
Deixe seu comentário
Pode te interessar