Quarta-feira, 19 de junho de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui


Política Justiça Eleitoral debate nesta terça novas resoluções para eleições de 2024

Compartilhe esta notícia:

A votação ocorrerá nos dias 6 de outubro (primeiro turno) e 27 de outubro (segundo turno, se houver necessidade).

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Quem já tem a biometria cadastrada no sistema da Justiça Eleitoral pode realizar o processo no portal online do TSE. Quem não tem precisa solicitar atendimento presencial nos cartórios eleitorais. (Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) começa a julgar nesta terça-feira (27) as propostas de regras que serão aplicadas nas eleições municipais de 2024.

São 12 sugestões de resolução que trazem regulamentação para temas como propaganda eleitoral, preparação para a votação, uso de recursos do fundo eleitoral, prestação de contas dos candidatos e fiscalização destes recursos.

Uma das questões que deve ser enfrentada pela Corte Eleitoral é o tratamento a ser dado ao uso de inteligência artificial na campanha eleitoral.

Além disso, outras regras que foram aplicadas na eleição passada – como a proibição do transporte de armas e munições nas 24 horas anteriores e posteriores à votação – também deverão constar do pacote.

A relatora dos processos é a ministra Cármen Lúcia, que presidirá o TSE nas eleições deste ano. Se não concluírem a votação na terça, os ministros retomam o tema na sessão da quinta-feira (29).

As resoluções que serão analisadas pelos ministros passaram por audiências públicas. Foram apresentadas 945 sugestões de aprimoramento dos textos por partidos políticos, advogados, comunidade acadêmica, associações e integrantes da sociedade civil.

Pela Constituição, o TSE tem a competência de regulamentar, ou seja, de detalhar regras aplicáveis às eleições.

Pela Lei de Eleições, esse trabalho deve estar concluído até o dia 5 de março do ano da eleição.

A votação ocorrerá nos dias 6 de outubro (primeiro turno) e 27 de outubro (segundo turno — se necessário, em cidades com mais de 200 mil eleitores, para o cargo de prefeito), em 5.568 municípios brasileiros. Serão eleitos prefeitos e vereadores.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Mega-Sena pode pagar R$ 120 milhões nesta terça-feira
Relator muda projeto do governo e fixa 20% de mistura de biodiesel em 2030
https://www.osul.com.br/justica-eleitoral-debate-nesta-terca-novas-resolucoes-para-eleicoes-de-2024/ Justiça Eleitoral debate nesta terça novas resoluções para eleições de 2024 2024-02-27
Deixe seu comentário
Pode te interessar