Sexta-feira, 14 de agosto de 2026

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
18°
Mostly Cloudy / Wind

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Justiça nega pedido de Careca do INSS para não ser chamado por apelido

Compartilhe esta notícia:

Antonio Camilo Antunes é investigado na Operação Sem Desconto

Foto: Lula Marques/Agência Brasil

A Justiça do Distrito Federal negou o recurso do empresário Antonio Carlos Camilo Antunes para não ser identificado como “Careca do INSS”.

Antunes é um dos investigados na Operação Sem Desconto, da PF (Polícia Federal), que apura descontos indevidos de mensalidades associativas nos benefícios de aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

A decisão foi proferida, na quinta-feira (16), pela TJDFT (Terceira Turma do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios), que julgou um recurso da defesa de Antunes para derrubar uma decisão de primeira instância que manteve a liberdade de menção ao apelido.

Por unanimidade, o colegiado entendeu que a citação ao apelido não pode ser entendida como ofensa e se caracteriza como exercício regular da atividade jornalística. “A expressão mencionada nas reportagens corresponde a apelido amplamente utilizado na mídia, sem demonstração de finalidade ofensiva”, justificou o colegiado.

A defesa de Antunes apresentou uma queixa-crime contra os proprietários de um site de notícias do DF. Segundo os advogados, a publicação teria cometido os crimes de calúnia, injúria e difamação ao escrever que o acusado comprou uma mansão em Trancoso (BA) com “dinheiro vivo”, fato que poderia caracterizar lavagem de dinheiro.

Além disso, os advogados alegaram que o termo “Careca do INSS” tem teor pejorativo e ofende a reputação de seu cliente.

Entenda

Em abril de 2025, a PF e a CGU deflagraram a Operação Sem Desconto. As investigações identificaram a existência de irregularidades relacionadas a descontos de mensalidades associativas aplicados sobre benefícios previdenciários, principalmente aposentadorias e pensões, concedidos pelo INSS.

A estimativa é que entidades investigadas tenham descontado de aposentados e pensionistas cerca de R$ 6,3 bilhões entre 2019 e 2024. À época, pelo menos seis servidores públicos foram afastados de suas funções.

De acordo com balanço do INSS divulgado em março, mais de 6,4 milhões de pessoas já contestaram as cobranças e 4.401.653 aderiram ao acordo, resultando na devolução de quase R$ 3 bilhões aos segurados em todo o País.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Deixe seu comentário

Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

4 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
vanderlei stefani
24 de abril de 2026 11:53

🚨A MANSÃO de Flávio Bolsonaro voltou para a mira da PF com a prisão de ex-chefe do BRB . Revelado o esquema de PROPINA e favorecimento no financiamento milionário de Flávio .

Prisão de ex-chefe do BRB revela esquema ligado à mansão de Flávio Bolsonaro

Valmir
23 de abril de 2026 17:43

Querem exigir, se fosse um país sério , mas sério mesmo seria condenado a forca, não tem o que se fazer com um imundo desses que não merece viver nesse planeta, quando roubou velhos, doentes, pensionistas deixou de ter direitos e a vida, porque mutios morreram sem medicamentos por consequência desse bandido, assim foi com o LULA LADRÃO, BOLSONARO, COLLOR,

Valmir
23 de abril de 2026 17:40

Não merece ser chamado de ” careca do INSS”o correto seria O FILHO DE UMA PUTA, LADRÃO ,,CARECA DO INSS.

Fernando Krause
23 de abril de 2026 17:02

Então quer dizer que o “Careca do INSS”, hoje preso por suspeita de integrar uma quadrilha de bandidos, inclusive em sindicatos cumpanheros lulopetistas, que roubaram os aposentados do INSS pode continuar sendo chamado de “Careca do INSS”…
Vamos aguardar a delação premiada dele…

Lei Antifacção não vai barrar votos de presos provisórios em 2026, decide o Tribunal Superior Eleitoral
INSS paga a primeira parcela do 13º a aposentados a partir desta sexta-feira
Pode te interessar
4
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x