Quinta-feira, 28 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Justiça pede arquivamento de caso de estupro de crianças por soldados franceses

Compartilhe esta notícia:

Soldados foram acusados de estuprar crianças em troca de comida em campo de deslocados da República Centro-Africana em 2013 e 2014. (Foto: Reprodução)

A Procuradoria de Paris solicitou o arquivamento da investigação sobre o estupro de crianças por soldados franceses da operação Sangaris na República Centro-Africana, em 2013-2014, indicaram nesta terça-feira (21) fontes judiciais.

Cabe agora aos juízes ordenar um julgamento ou confirmar esse arquivamento, a hipótese mais provável uma vez que nenhuma acusação foi pronunciada.

As acusações abalaram o exército francês, presente na RCA para restaurar a segurança após meses de violência sectária entre rebeldes e milícias.

Para a Procuradoria, “não pode ser afirmado que algum abuso sexual foi cometido contra esses menores” e as provas recolhidas e “a variação nos testemunhos não permitem estabelecer os fatos contra os militares que foram ouvidos neste caso”, declarou à agência AFP uma fonte próxima ao caso.

O escândalo foi revelado no final de abril de 2015, quando o jornal britânico The Guardian relatou um memorando interno da ONU relatando as audiências de seis crianças, com entre 9 e 13 anos de idade, que se queixavam de abusos sexuais cometidos por militares no campo de deslocados do aeroporto M’Poko de Bangui em troca de rações alimentares, entre dezembro de 2013 e junho de 2014.

A Procuradoria de Paris abriu em julho de 2014 uma investigação preliminar, mas sua existência foi mantida em segredo e as autoridades francesas e da ONU foram acusadas de encobrimento.

As crianças acusavam inicialmente 14 soldados, mas as investigações posteriores não conseguiram comprovar os crimes.

O memorando da ONU citava seis testemunhos, de quatro menores que afirmaram ter sido vítimas e de duas testemunhas.

(AFP)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

BMW faz recall do elétrico i3 no Brasil por risco de incêndio
Após EUA, Londres também proíbe notebooks e tablets em voos
https://www.osul.com.br/justica-pede-arquivamento-de-caso-de-estupro-de-criancas-por-soldados-franceses/ Justiça pede arquivamento de caso de estupro de crianças por soldados franceses 2017-03-21
Deixe seu comentário
Pode te interessar