Terça-feira, 17 de fevereiro de 2026
Por Bruno Laux | 16 de fevereiro de 2026
Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editoriais de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.
Lajeado, no Vale do Taquari, recebe nesta sexta-feira a primeira de nove audiências públicas articuladas pela CPI dos Pedágios, da Assembleia Legislativa, que investiga as propostas do governo gaúcho para concessão dos blocos 1, 2 e 3 das rodovias. As reuniões, que contemplarão diferentes regiões do Estado, pretendem colher depoimentos de comunidades impactadas diretamente pelas praças de cobrança, buscando esclarecimentos sobre contratos e a abertura de espaço para manifestação popular sobre o tema.
Chapa pura
O governador Eduardo Leite sinalizou que não está descartada a possibilidade de o PSD lançar uma chapa “puro sangue” para as eleições presidenciais em outubro. Em entrevista à Jovem Pan neste domingo, no Rio de Janeiro, o líder gaúcho afirmou que a candidatura própria com dois nomes da legenda é um caminho possível caso o partido consiga dialogar com o eleitorado insatisfeito com a polarização.
RS na Sapucaí
No Rio de Janeiro, Eduardo Leite acompanhou no domingo (15) os primeiros desfiles do Grupo Especial das Escolas de Samba na Marquês de Sapucaí. Entre as apresentações da noite, a agremiação Portela apresentou o enredo “O Mistério do Príncipe do Bará – A oração do negrinho e a ressurreição de sua coroa sob o céu aberto do Rio Grande”, dedicado à força da ancestralidade afro-gaúcha.
Prioridade governista
Líder do PT do Senado, o senador Rogério Carvalho (SE) sinalizou que a base governista deve priorizar o avanço da discussão sobre o fim da escala 6×1 após o retorno do Carnaval. Apesar do encaminhamento do debate para comissão especial na Câmara, e da expectativa de que o governo Lula encaminhe um projeto em regime de urgência para acelerar a discussão, há uma PEC do senador Paulo Paim (PT-RS) referente ao tema que está pronta para votação em Plenário.
Protocolo de acolhimento
Com foco na padronização do acolhimento em delegacias de todo o Brasil, tramita na Câmara dos Deputados o projeto de lei que institui o Protocolo Nacional de Atendimento Humanizado às Mulheres em Situação de Violência. Assinada pelos deputados Alexandre Lindenmeyer (PT-RS), Denise Pessôa (PT-RS) e outros 11 parlamentares, a proposta busca evitar a revitimização através de procedimentos como a escuta ativa, o atendimento por policiais femininas e a integração imediata com redes de saúde e assistência social.
Saúde em reconstrução
Dezoito novas obras do governo federal para a reconstrução da rede pública de saúde do Rio Grande do Sul entraram em execução desde o início de 2026, segundo o Ministério da Saúde. Somadas às intervenções em curso desde o início da recuperação pós-catástrofe, as ações totalizam 45 empreendimentos em andamento, dos quais 23 unidades têm previsão de conclusão ainda neste semestre.
Visita na Papudinha
Autorizado pelo ministro Alexandre de Moraes, o deputado federal Ubiratan Sanderson (PL-RS) visitará o ex-presidente Jair Bolsonaro no próximo sábado, no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília. Na mesma data do encontro, solicitado pela defesa do ex-mandatário para “finalidade pessoal”, Bolsonaro receberá o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG).
Municípios acolhedores
O governo estadual abriu inscrições para o Selo Município Amigo da Família Acolhedora, iniciativa que premiará até 12 cidades com troféus e recursos financeiros para qualificar o serviço. O reconhecimento busca estimular a transição gradual do modelo institucional para o familiar, em que famílias voluntárias recebem em seus lares, de forma temporária, crianças e jovens afastados do convívio original por medida de proteção.
Desligamento sem custo
Aguarda votação no Plenário da Assembleia Legislativa o projeto do deputado Gustavo Victorino (Republicanos) que veda a cobrança de multa contratual por instituições de ensino gaúchas em casos de desligamento de alunos por recomendação médica. Victorino propõe que o afastamento, desde que comprovado por laudo técnico detalhado, configure situação de força maior, protegendo as famílias de penalidades financeiras em momentos de fragilidade na saúde.
Resiliência institucional
Porto Alegre sediará no próximo dia 12 de março uma audiência pública articulada pelo Conselho Nacional de Justiça para debater a implementação de um protocolo de resposta a crises socioambientais no Judiciário. O encontro, integrado à 2ª Semana Nacional de Sustentabilidade – Regional Sul, pretende colher contribuições para a condução de processos estruturais e para a aplicação de normativas de sustentabilidade que garantam resiliência institucional em cenários de desastre.
Retorno às aulas
O CPERS Sindicato questionou a Secretaria Estadual da Educação (Seduc) sobre a exigência de retorno às aulas na quarta-feira de cinzas, apontando que a ordem ignora o decreto estadual de expediente vespertino já adotado pela 10ª Coordenadoria Regional de Educação – Uruguaiana. Diante do impasse, o sindicato orientou os professores a iniciarem as atividades apenas a partir das 13h, conforme estipulado na norma.
Mpox na Capital
A Vigilância Epidemiológica de Porto Alegre emitiu um alerta aos foliões para que examinem a pele e evitem o compartilhamento de objetos pessoais, visando prevenir a transmissão do vírus Mpox durante as festividades de Carnaval. A orientação coincide com o registro do primeiro caso da doença na Capital em 2026, em um paciente que contraiu a infecção fora do RS.
Abertura da colheita
Representado pela Secretaria Estadual da Agricultura, o governo gaúcho participará de quatro painéis ao longo dos três dias de programação da 36ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas, entre 24 a 26 de fevereiro. Realizado em Capão do Leão, no Sul gaúcho, o evento reunirá representantes do Poder Público, pesquisadores, produtores e lideranças do setor agropecuário para o debate de temas estratégicos relacionados à produção de alimentos aliada à preservação do meio ambiente.
Fake news
Circula nas redes sociais um vídeo enganoso que afirma, falsamente, que os governadores Eduardo Leite, do RS, e Tarcísio de Freitas, de São Paulo, teriam protocolado um pedido de “separação fiscal” no STF, para reter integralmente os tributos arrecadados nos estados. Não há qualquer registro oficial dessa ação, que baseia-se em uma coletiva de imprensa inexistente e ignora que tal medida seria inconstitucional sob as leis atuais. (Por Bruno Laux)
Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editoriais de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.
Você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!