Sexta-feira, 03 de maio de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
17°
Light Drizzle

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

| Lançado projeto que visa diminuir o número de crianças e adolescentes com obesidade

Compartilhe esta notícia:

O Centro Vitte, especializado no tratamento de pessoas com obesidade e síndrome metabólica , alia expertise teórico-prática de profissionais e diversas áreas de saúde. Porto Alegre, segundo a instituição, é a capital brasileira com maior número de jovens e adultos obesos, por isso mesmo, realizou uma iniciativa  que ganha corpo nas escolas, visando  orientar, informar e diminuir estes índices, pois a obesidade pode trazer problemas de hipertensão, apneia do sono, doenças cardiovasculares, acidentes cerebrais, síndrome metabólica e câncer. Trata-se do projeto Desobesa Brasil na Escola, voltado a escolas públicas, para as turmas do primeiro ao terceiro ano, com duração de três a saeis meses. O projeto está amparado nos pilares nutrição, sustentabilidade e atividade física.

No início do projeto Desobesa Brasil, na escola, é realizada aferição de peso corporal, estatura e circunferência abdominal no intuito de avaliar o estado nutricional por meio do IMC (índice de massa corporal) das 47 crianças envolvidas.

A avaliação inicial, segundo os gestores,  mostrou que 38,5 % das crianças estão acima do peso sendo que 19,25 % está com risco bem elevado (obesidade). 61,5 % da amostra apresentou peso considerado normal (eutrófico).

Após a intervenção com 12 encontros semanais totalizando 3 meses em formato de gincana, o número de crianças acima do peso caiu para 33,2% sendo que 17,7% estão obesas. O número de crianças com peso normal subiu para 62,2% e 2 crianças (4,4%) apresentaram peso abaixo do normal.

Os resultados foram satisfatórios em termos de composição corporal e estado nutricional das crianças visto que foram poucos encontros num curto período de tempo.

Outro dado muito interessante divulgado pela empresa foi a diferença entre o comportamento dos dados antropométricos da turma que não participou das intervenções semanais da gincana e das turmas que participaram. As primeiras apresentaram até mais peso e aumento da circunferência abdominal em comparação às crianças participantes mostrando a relevante participação das crianças nesse projeto educacional.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de |

Homem que conduzia caminhão furtado morre em acidente na BR-386, em Nova Santa Rita
Dólar cai pelo sexto dia seguido e fecha no menor valor em um mês
https://www.osul.com.br/lancado-projeto-que-visa-diminuir-o-numero-de-criancas-e-adolescentes-com-obesidade/ Lançado projeto que visa diminuir o número de crianças e adolescentes com obesidade 2016-12-12
Deixe seu comentário
Pode te interessar