Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
20°
Light Rain with Thunder

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

| LANÇAMENTO: Manual ilustrado traz dicas para sermos mais legais na intimidade, no trabalho e na internet

Compartilhe esta notícia:

No livro "Como Não Ser um Babaca", ilustradora Meghan Doherty reúne instruções práticas para ensinar o leitor a não cometer deslizes no dia a dia (foto: reprodução)

Ninguém quer ser um babaca, mas a verdade é que o mundo está cheio deles: motoristas que furam o sinal vermelho, pessoas apressadas esbarrando na rua que não pedem desculpas ou mesmo aquele amigo que conversa com todas as letras em caps lock.

No livro “Como Não Ser um Babaca”, Meghan Doherty apresenta dicas de etiqueta para o cotidiano, com ilustrações bem-humoradas e instruções práticas para ensinar o leitor a não esquecer as pessoas ao redor, seja em casa, na escola, no trânsito ou na internet.

No ambiente de trabalho, é muito comum cometer erros e pequenas gafes por causa do estresse provocado pelas demandas ou por pura distração. Atrasar, por exemplo, é algo comum. O problema, segundo a autora, é se atrasar frequentemente, o que os chefes chamam de estar “cronicamente atrasado”.

Quando isso acontece, inventar desculpas dramáticas não ajuda em nada. Um comentário simples como “não acordei com o despertador” vale mais que uma resposta escandalosa e complexa.

“Se você se atrasou, se atrasou. Na verdade, não importa muito o motivo. Apenas peça desculpas e comece logo a trabalhar”, orienta.

O mesmo vale ao avisar que você precisa faltar por motivo de doença. “Se não pode ir trabalhar, basta ligar ou mandar um e-mail para seu chefe. Diga que não está se sentindo bem, que vai faltar, e peça desculpas por qualquer problema que isso possa acarretar.”

Outro ponto abordado em “Como Não Ser um Babaca” é a correspondência profissional, principalmente o e-mail. Apesar da praticidade de poder se comunicar com alguém sem levantar da mesa ou gritar para o outro lado da sala, a prática também traz armadilhas. Uma das mais preocupantes é que as mensagens costumam parecer menos urgentes que telefonemas, por exemplo, e também levam a um tipo de relação mais impessoal.

“Comunique-se com educação e faça pedidos com gentileza; agradeça às pessoas pela atenção. Adicionar alguns pontos de exclamação ou uma carinha sorridente é um belo modo de transmitir um tom amistoso! O mais importante, porém, é ler o e-mail antes de enviá-lo. Atente para dizer apenas o que precisa, e nada além, e confira se está enviando apenas para as pessoas que devem recebê-lo.”

Meghan Doherty é ilustradora e designer, e seu trabalho já apareceu em diversos livros, sites e cartazes. Já foi colaboradora da revista online do Brooklyn, a “Brokelyn.com”.

71lG+yDSComo Não Ser um Babaca
Autor: Meghan Doherty
Editora: Intrínseca
Valor: R$ 29,90 e R$ 19,90 (e-book)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de |

Lego promove espaço para divertir as crianças
102 deputados acionam o Supremo para derrubar votação da maioridade penal
https://www.osul.com.br/lancamento-manual-ilustrado-traz-dicas-para-sermos-mais-legais-na-intimidade-no-trabalho-e-na-internet/ LANÇAMENTO: Manual ilustrado traz dicas para sermos mais legais na intimidade, no trabalho e na internet 2015-07-10
Deixe seu comentário
Pode te interessar