Domingo, 07 de dezembro de 2025
Por Redação O Sul | 7 de dezembro de 2025
Britânico (foto) superou Max Verstappen e conquistou o título de 2025
Foto: ReproduçãoA Fórmula 1 (F1) 2025 terminou como começou: com três pilotos dividindo os holofotes no GP de Abu Dhabi. Mas, se o vencedor da corrida nesse domingo (7) foi um sólido Max Verstappen, o holandês não pôde impedir o campeonato mundial inédito de Lando Norris. O inglês rompeu um jejum de 17 anos da McLaren sem títulos; a equipe ainda pôs Oscar Piastri em segundo na prova.
A última conquista do time de Woking havia sido em 2008, com Lewis Hamilton. De lá pra cá, apenas pilotos da Mercedes e da RBR empilharam taças na categoria. O resultado finda, também, a dominância de quatro temporadas de Verstappen; o holandês construiu uma hegemonia quase invencível sob o regulamento do efeito solo, que se despede da F1 neste fim de semana.
Yas Marina não é um circuito com muitas disputas, mas transformou-se em um tabuleiro de xadrez da McLaren e da RBR. A inglesa dividiu as estratégias de seus pilotos, visando manter Piastri mais tempo na pista, e a austríaca apostou no talento de Verstappen.
Corrida
Piastri passou Norris já na largada e, mesmo contido por Verstappen, confirmou-se no pódio. À RBR, restou reagir às decisões da rival: o time tentou usar Yuki Tsunoda como escudo, mas o japonês não segurou Norris e foi punido em disputa. Ainda assim, Max mostrou como havia se colocado na briga pelo título.
Mesmo assim, o resultado não foi suficiente para evitar o título de Norris, que conseguiu resistir às ameaças pontuais de Leclerc e se manteve em terceiro lugar. Com uma corrida à prova de erros, o inglês se viu em posição de apenas afastar o monegasco nas voltas que levaram à bandeirada final.
O brasileiro Gabriel Bortoleto, por sua vez, não conseguiu se manter na zona de pontuação. Largando em sétimo, foi superado por Fernando Alonso e, na parte final da prova, Esteban Ocon, Oliver Bearman e Lance Stroll. Parando uma vez na volta 16, o calouro seguiu o bicampeão rumo ao top 10, até perder posições no giro 40. Porém, se beneficiou da punição a Bearman por direção errática e foi de 12º a 11º.
Verstappen se manteve na parte de dentro da pista ao acessar a primeira curva e repeliu uma aproximação de Norris, que seguiu em segundo lugar. Piastri também reteve a terceira colocação, passando a ter, em sua cola, Leclerc – o monegasco passou Russell e assumiu a quarta posição da prova.
Alonso ganhou uma colocação, passando o inglês da Mercedes e surgindo em quinto. Bortoleto manteve-se em sétimo lugar, recuperando a posição perdida para Hadjar, e Hamilton foi de 16º a 14º.
Logo na abertura da segunda volta, Piastri passou Norris e assumiu a vice-liderança da prova. Enquanto isso, o inglês passou a sofrer pressão de Leclerc; o monegasco tentou uma manobra na abertura da volta quatro e voltou a se aproximar no oitavo giro. A McLaren pediu que Piastri, à frente de Lando, andasse mais rápido.
A partir da volta 13, o ritmo do grid diminuiu dado à degradação dos pneus – incluindo os de Norris, que se queixou pelo rádio. Ainda assim, foi suficiente para o inglês afastar-se da ameaça de Leclerc. A dupla visitou os boxes na volta 17, acompanhados por Alonso.
Aí, Lando retornou à pista em nono lugar e ultrapassou Antonelli, Sainz, Lawson e Stroll – estes, de uma vez só. Lawson, que corre pela RB, tentou pressionar o piloto da McLaren para retomar o sexto lugar. Porém, não teve sucesso.
Com Ocon nos boxes na curva 1, Lando subiu para quarto lugar atrás de Yuki Tsunoda, colega de Verstappen. O japonês dispensou os alertas da equipe quanto à aproximação do inglês, pronto para segurá-lo; Norris entrou na zona de DRS na 23ª volta e conseguiu passar o japonês facilmente.
A direção de prova chegou a investigar se o piloto da McLaren havia feito a manobra fora do traçado, mas o isentou. Já Tsunoda levou 5s por se mover erraticamente à frente de Norris e induzir o inglês ao erro.
Com isso, Lando se consolidou na terceira colocação com 3s2 sobre Leclerc, a menos de 30 voltas para o fim. A McLaren chamou o piloto aos boxes na volta 41. Mantendo-se com os pneus duros, ele permaneceu em terceiro lugar.
Pódio
Na ponta após a pole, Verstappen conseguiu gerenciar sua vantagem sobre Piastri nas primeiras 23 voltas, embora o australiano tenha ensaiado uma aproximação e tirado três décimos dele. O holandês entrou nos boxes para trocar os pneus médios pelos duros e cedeu a liderança ao rival. Entretanto, conseguiu tirar nove décimos em 10 voltas, buscando a aproximação.
Passadas 14 voltas desde o seu pit stop, Verstappen tirou mais quatro décimos do rival, até ficar a 1s2 dele no 40º giro. Na volta seguinte, o holandês enfim passou Piastri e recuperou a liderança da prova. O australiano visitou os boxes na 42ª volta, pela primeira vez; e conseguiu manter-se à frente de Norris.
Ao passo que Verstappen abria uma vantagem confortável sobre o australiano, Norris conseguiu se aproximar do colega nas voltas finais da corrida. Na penúltima volta, a diferença entre os companheiros da McLaren era de 2s9. Apesar disso, Oscar reteve a vice-liderança da corrida.