Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo A Lego lançou a coleção de brinquedos “Mulheres da Nasa”, em homenagem a cientistas

Compartilhe esta notícia:

Bonecas da coleção "Mulheres da Nasa", da Lego (Foto: Lego/Divulgação)

A fabricante de brinquedos dinamarquesa Lego começou a vender nesta quarta-feira (1°) nas lojas do mundo todo a coleção de bonecas “Mulheres da Nasa”. O produto custa 24,99 dólares na loja da marca.

A edição foi criada pela escritora e editora de ciência Maia Weinstock dentro do projeto Lego Ideas, plataforma colaborativa pela qual a marca convida seus fãs a desenvolverem novos produtos. Os mais votados pelo público são selecionados para produção.

O tema escolhido por Maia foi “Ladies rock outer space” (“Moças detonam o espaço sideral”, em tradução livre).

“Em todos os domínios da ciência, engenharia e tecnologia, as mulheres pioneiras historicamente foram subestimadas por seu trabalho, muitas vezes inovador”, disse em nota.

A ideia do brinquedo, segundo ela, é encorajar meninas a optarem pela carreira de cientistas.

“Com esse projeto, eu quis destacar um fantástico grupo de mulheres que fez contribuições seminais para a história da NASA. Meu sonho seria saber que o primeiro humano em Marte – ou um engenheiro ou cientista de computação que o ajudou a chegar lá – brincou com o Lego ‘Mulheres da Nasa’ quando criança e foi inspirado a seguir uma carreira em ciência, tecnologia, engenharia e matemática como consequência”, emendou.

A coleção inclui miniaturas de quatro pesquisadoras icônicas para a agência espacial norte-americana: Nancy Grace Roman, Margareth Hemilton, Sally Ride e Mae Jeminson.

Nancy Grace Roman é astrônoma e uma das idealizadoras do telescópio Hubble, conhecida como a “mãe” desse instrumento. Ela também desenvolveu o programa de pesquisas astronômicas da Nasa.

Margaret Hamilton é cientista da computação e foi uma das desenvolvedoras do software de voo usado no projeto Apollo 11, a primeira viagem tripulada à Lua. É conhecida por popularizar o conceito moderno de software.

Sally Ride foi astronauta, física e educadora. Foi a primeira mulher norte-americana a ir ao espaço, em 1983. Depois de se aposentar como astronauta, ela fundou uma empresa educacional focada em encorajar crianças, principalmente meninas, a seguir carreira em ciência.

Mae Jemison é física, ex-astronauta e empreendedora. Foi a primeira mulher negra a viajar ao espaço. Ela foi uma das homenageadas no filme “Estrelas além do tempo”. Também tem uma empresa que cria novas tecnologias e encoraja estudantes a serem cientistas.

O desenho final dos bonecos foi feito pelas designers da Lego Tara Wike e Gemma Anderson. O projeto original de Maia Weinstock tinha cinco personagens, mas a quinta homenageada, a física e cientista espacial Katherine Johnson, preferiu não fazer parte do projeto.

Tara Wike foi até o Massachusetts Institute of Technology  para apresentar o resultado final a Maia e Margaret Hamilton.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Greve geral dos servidores públicos continua com força em seu segundo dia
Depois de dois anos, a França encerrou o estado de emergência e adotou uma nova lei de segurança
https://www.osul.com.br/lego-lanca-colecao-de-brinquedos-mulheres-da-nasa-em-homenagem-cientistas/ A Lego lançou a coleção de brinquedos “Mulheres da Nasa”, em homenagem a cientistas 2017-11-01
Deixe seu comentário
Pode te interessar