Domingo, 28 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
19°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Nova lei libera infiltração de policial na internet para investigar pedofilia

Compartilhe esta notícia:

Informações deverão ser encaminhadas ao juiz responsável. (Foto: Reprodução)

Os agentes de polícia já podem, expressamente, infiltrar-se na internet para investigar crimes de pedofilia. A Lei 13.441/2017, sancionada pelo presidente Michel Temer, impõe como regra autorização judicial “devidamente circunstanciada e fundamentada”, fixando limites para a produção de provas.

O texto fixa 90 dias para a medida, mas permite que juízes a renovem por até mais de dois anos e exijam relatórios parciais. De acordo com o texto, “a infiltração de agentes policiais na internet não será admitida se a prova puder ser obtida por outros meios”.

Esse tipo de investigação dependerá de requerimento do Ministério Público ou representação de delegado de polícia. O pedido deve demonstrar a necessidade, o alcance das tarefas, os nomes ou apelidos dos investigados e, quando possível, os dados de conexão ou cadastrais que permitam a sua identificação.

As informações coletadas deverão ser encaminhadas diretamente ao juiz responsável pelo sigilo. Quando a apuração acabar, todos os atos eletrônicos praticados deverão ser gravados e encaminhados ao juiz e ao Ministério Público, em autos apartados ao processo criminal.

A matéria altera dispositivo do Estatuto da Criança e do Adolescente e foi sancionada sem nenhum veto, um mês após a sua aprovação no Senado. Quando a proposta foi apresentada, em 2010, os autores afirmaram que policiais infiltrados podem agir antes do crime sexual, quando o pedófilo usa ferramentas da internet para se aproximar de jovens e tentar estabelecer uma relação de confiança.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Levantamento amplia recorde da safra brasileira de grãos
Microsoft critica governos e compara o ciberataque ao roubo de uma bomba
https://www.osul.com.br/lei-libera-infiltracao-de-policial-na-internet-para-investigar-pedofilia/ Nova lei libera infiltração de policial na internet para investigar pedofilia 2017-05-15
Deixe seu comentário
Pode te interessar