Terça-feira, 30 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
21°
Thunderstorm

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Rio Grande do Sul Localizado a 52 quilômetros do centro de Porto Alegre, Itapuã foi um dos locais de confronto entre farrapos e forças imperiais, há quase 200 anos

Compartilhe esta notícia:

Parque também preserva elementos do ecossistema anterior à chegada dos colonizadores no século 18. (Foto: Helton Brites/Arquivo/Sema)

Situado à margem do Guaíba e a 52 quilômetros do Centro de Porto Alegre, o Parque Estadual de Itapuã está associado a fatos marcantes na história do Rio Grande do Sul. Foi, por exemplo, um dos pontos de confronto entre rebeldes farrapos e forças militares do Império brasileiro durante a Revolução Farroupilha (1835-1845).

Não menos relevante é o fato de a região ter sido utilizada para o desembarque dos casais de imigrantes açorianos que chegaram ao Estado na segunda metade do século de 1700 para colonizar o que depois seria Viamão, município ao qual pertence o parque.

A navegação, aliás, sempre representou uma atividade importante da região, exigindo em 1860 a construção de um farol na área onde o Guaíba se encontra com a Lagoa dos Patos.

Com 5,5 mil hectares, o parque tem por objetivo a proteção das belezas e recursos naturais, incluindo flora, fauna e praias de água doce relativamente próximas de Porto Alegre.

Há, também, a proteção dos sítios de valor histórico e arqueológico existentes na região, que preserva elementos remanescentes do ecossistema original que hoje abriga a capital gaúcha.

A visitação ao Parque Estadual de Itapuã, aberta de quarta-feira a domingo (9h30min-16h), teve a sua retomada permitida pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) no final de abril.

Ao menos por enquanto, a medida vale somente para a Praia das Pombas e com limite de 87 pessoas ao mesmo tempo. O ingresso custa R$ 18,50, pago em espécie – não são aceitos cartões de crédito ou débito.

A reabertura foi permitida pela portaria nº 84/2021 do órgão, com base no decreto estadual 55.240/2020, alterado pelo decreto 55.856/2021. Com a adoção da bandeira vermelha em todo o Rio Grande do Sul, os protocolos do sistema de distanciamento controlado autorizam do atendimento ao público.

Esporte e ecologia

Intitulado “Nadando Pelos Cartões Postais”, um projeto busca unir esporte e a conscientização ecológica, por meio de atividades de águas abertas, em contato direto com a natureza de Itapuã.

No último domingo (2), nadadores e triatletas que decidiram incluir esse tipo de atividade à sua rotina de treinos esteve no local. O grupo é formado por diversos nomes:

Juliana Souza, Felicia Volkweis, Jeferson Sperb, Marcos Straub, Gustavo Brenner, Laura Letti, Maurício Bohn, Thiago Schmitt, Fernando Kersting, Paulo Roberto dos Santos, Gerson Martins, Blessane Lipski, Luis Fernando “Formiga” Cambraia, Francismar Siviero, Luciano Caprio, Fabiana Cheik, Carlos Lara e Hilton Dias.

Outros detalhes sobre a iniciativa podem ser conferidos nas redes sociais da iniciativa. Ou então no site francisswim.com.br.

(Marcello Campos)

tags: em foco

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Vacinação é ampliada nesta quinta-feira para pessoas a partir de 50 anos com comorbidades em Porto Alegre
Canadá autoriza vacina da Pfizer para adolescentes de 12 a 15 anos
https://www.osul.com.br/localizado-a-52-quilometros-do-centro-de-porto-alegre-itapua-foi-um-dos-locais-de-confronto-entre-farrapos-e-forcas-imperiais-ha-quase-200-anos/ Localizado a 52 quilômetros do centro de Porto Alegre, Itapuã foi um dos locais de confronto entre farrapos e forças imperiais, há quase 200 anos 2021-05-05
Deixe seu comentário
Pode te interessar