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Moda Louis Vuitton vende bolsa que imita saco de pão por quase 3 mil euros; há fila de espera

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A inspiração teria vindo do clássico saco de papel para sanduíches que se vê em muitas padarias francesas.

Foto: Divulgação
A inspiração teria vindo do clássico saco de papel para sanduíches que se vê em muitas padarias francesas. (Foto: Divulgação)

A marca francesa de luxo Louis Vuitton lançou na nova coleção um item inusitado: uma “bolsa sanduíche” feita em pele, na cor icônica laranja da grife. A peça é da autoria de Pharrell Williams, novo diretor criativo de moda masculina da marca, e já está esgotada. No site, foi colocada à venda por 2.700 euros (cerca de R$ 15 mil), mas encontra-se indisponível no momento.

A inspiração teria vindo do clássico saco de papel para sanduíches que se vê em muitas padarias francesas. Pharrell Williams o imaginou como um objeto de luxo e fez acontecer.

Mesmo que a peça esteja indisponível no momento, é possível fazer a inscrição e ficar em lista de espera. Eles descrevem o produto como uma “bolsa sandwich fabricada em pele de vaca flexível. Tem a mesma cor que as bolsas das lojas Louis Vuitton. O interior apresenta um bolso com zíper e um bolso duplo pano.”

Desde que foi anunciado como substituto de Virgil Abloh, Pharrel Williams tem falado da vontade de levar objetos do quotidiano para a moda, apesar de saber que poderá ser uma abordagem controversa. Porém, não é a primeira vez que a casa francesa traz para o luxo acessórios banais, como os sacos de plástico com padrão xadrez, que reinterpretou em 2017. O antecessor de Pharrel defendia que bastava mudar um objeto em 3% para que este fosse considerado uma “criação de designer”.

Dono bilionário

O francês Bernard Arnault, de 74 anos, supervisiona o império de luxo LVMH de 75 marcas de moda e cosméticos, incluindo Louis Vuitton, Marc Jacobs e Sephora. Sua fortuna é avaliada em US$ 181,4 bilhões (R$ 898 bilhões).

A LVMH adquiriu a joalheria americana Tiffany & Co em 2021 por US$ 15,8 bilhões, considerada a maior aquisição de marca de luxo de todos os tempos. A holding de Arnault, Agache, apoia a empresa de capital de risco Aglaé Ventures, que tem investimentos em empresas como a Netflix e a ByteDance, empresa controladora do TikTok.

Seu pai fez uma pequena fortuna com a construção civil; Arnault começou a trabalhar com US$ 15 milhões provenientes desse negócio para comprar a Christian Dior em 1984.

Todos os cinco filhos de Arnault trabalham na LVMH; em julho de 2022, ele propôs uma reorganização de sua holding Agache para dar a eles participações iguais.

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