Terça-feira, 30 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
21°
Thunderstorm

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Colunistas LULA 2018!

Compartilhe esta notícia:

Lula (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Voltamos apresentar o ajuste fiscal. Ao citar a recessão e o desemprego, ela mencionou a sabotagem do parlamento, que, não apenas barrou todas as suas iniciativas, como também lançou as chamadas pautas-bomba (confira aqui).

Desde que venceu as eleições presidenciais de 2014, Dilma se comprometeu com um ajuste fiscal de curto prazo e também com medidas que visavam garantir a solvência futura do Estado brasileiro. No primeiro caso, a saída seria a CPMF. No segundo, a reforma da Previdência, que, segundo o ministro Jaques Wagner, seria um dos legados de Dilma

No entanto, a oposição, ensandecida pelo impeachment, sabotou as duas iniciativas. No entanto, com a aprovação do impeachment, nada mais será como antes. Neste fim de semana, na coluna Radar, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso afirmou que a criação de um novo imposto será inevitável – proposta que já conta com o aval do futuro ministro Henrique Meirelles. Discretamente, os jornais já voltam a falar na CPMF.

Além disso, no domingo, a Folha afirmou, em sua manchete, que Temer terá maioria até para fazer reformas constitucionais. De onde virá à economia para o caixa do Governo fechar no azul? Basicamente virá de várias frentes: 1 – da alta de tributos, 2 – cortes de benefícios (alguns dessas medidas dos pontos 1 e 2  ainda dependem de aprovação do Congresso) e 3 – do congelamento de gastos não obrigatórios do Governo, as chamadas despesas discricionárias (pela Constituição, o Governo tem um piso de gastos para saúde e educação, por exemplo)Modificações acordadas com o Congresso poderá incluir um caminho para a flexibilização da Consolidação das Leis do Trabalho.

Com o argumento segundo o qual o Governo, depois de anos de política expansiva e aumento de despesas, e principalmente do déficit de 0,63% do ano passado, não pode gastar mais do que arrecada. Uma gestão austera enviará aos mercados e aos investidores uma mensagem positiva sobre a condução da economia. No médio prazo, se o ajuste der certo, o Governo promete que a economia voltará a crescer de maneira sustentável.

Dá para dizer mesmo perguntando aos universitários quais as assertivas pertencem ao governo Dilma e quais estão sendo anunciados neste sábado pelo governo do PSDB/DEM/PSDB e outros? Não né? Na prática, o Congresso Nacional dará a Temer tudo aquilo que negou a Dilma. Até porque não resta alternativa à oposição capitaneada pelo PSDB. Se um governo Temer, que já sofre críticas de ilegitimidade vier a fracassar, estará aberto o caminho para a volta do ex-presidente Lula, que lidera as pesquisas, ao poder. Seja em 2018, seja em eleições antecipadas.

Antes de sair por aí quebrando tudo, queimando pneus fechando ruas e estradas, ocupando prédios atividade politica da metade do século passado as lideranças devem ocupar milhões de sites, blogs e espalhar virtualmente, liquidando com promessas mentirosas de candidatos, explicitando curriculus de candidatos e construindo políticos para vencer nas eleições municipais, com sucesso nos mais de cinco mil municípios. É fundamental usar o que existe de mais moderno e com efeito sobre milhões imediatamente. Ações locais e do século XX devem ficar na história para os perdedores construí-la. Com inteligência!

 

 

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Colunistas

Ousadia de celerados
O novo tempo antigo
https://www.osul.com.br/lula-2018/ LULA 2018! 2016-05-14
Deixe seu comentário
Pode te interessar