Segunda-feira, 08 de dezembro de 2025
Por Redação O Sul | 7 de dezembro de 2025
Alterações ministeriais
Faltando pouco menos de um ano para as próximas eleições, o presidente Lula já iniciou conversas com o alto escalão sobre as possíveis saídas de ministros da Esplanada para a disputa eleitoral. Do total de 38 lideranças ministeriais, 19 podem deixar o governo até o início de abril para disputar cargos políticos.
Migração partidária
Diante da iminente expulsão do União Brasil, o ministro do Turismo, Celso Sabino, decidirá nos próximos dias para qual partido migrará após a saída da legenda. A pauta será tema de diálogo com o presidente Lula, com quem o paraense também alinhará qual cargo disputará nas eleições de 2026.
Tramitações em risco
A recente decisão liminar do ministro Gilmar Mendes, do STF, que altera as regras sobre pedidos de impeachment contra ministros da Corte, pode prejudicar interesses do governo no Congresso Nacional. Mesmo que o Planalto tente evitar envolvimento, o debate entre Legislativo e Judiciário tende a consumir a atenção dos parlamentares e atrasar votações de interesse do Executivo antes do recesso parlamentar.
Cenário favorável
O anúncio do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) como pré-candidato à Presidência da República ampliou o otimismo do Planalto para avançar nas negociações com o Centrão sobre 2026. Com Tarcísio de Freitas (Republicanos) colocado em segundo plano pelo entorno do ex-presidente Jair Bolsonaro, há o entendimento de que seja facilitada a construção de acordo com legendas que eventualmente apoiariam o governador paulista.
Preferência mantida
Ainda que tenha sido preterido pelo entorno de Jair Bolsonaro em benefício do filho 01 do ex-presidente, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, segue sendo mencionado por nomes do Centrão como possível candidato ao Planalto. A incerteza no entorno da candidatura de Flávio Bolsonaro e o potencial do líder paulista em unir diferentes legendas o mantém na lista de prováveis postulantes ao Executivo.
Progressão condicionada
O Senado enviou para apreciação da Câmara dos Deputados, com aprovação unânime, o projeto que restringe a progressão de regime para autores de crimes com violência grave contra menores de idade. A matéria, justificada pelo aumento de ações criminosas contra crianças e adolescentes, determina que o benefício seja concedido somente após o cumprimento de ao menos metade da pena pelo condenado.
Classificação indiscriminada
A ministra Marina Silva vai à Comissão de Agricultura do Senado nesta quarta-feira para explicar a resolução da Comissão Nacional da Biodiversidade que propõe listas nacionais de Espécies Exóticas Invasoras. A oitiva ocorrerá a pedido do senador Jorge Seif (PL-SC), que alerta para os reflexos da classificação indiscriminada de espécies para a segurança jurídica e manutenção de empregos na agropecuária.
Recuperação hospitalar
Presidente da CPMI do INSS, o senador Carlos Viana (Podemos-MG) deixou neste domingo a Unidade de Tratamento Intensivo do Hospital Orizonti, em Belo Horizonte. Após passar por um procedimento no sábado para remover um tumor no estômago, ele segue com quadro clínico estável, continuando a recuperação em um quarto da unidade hospitalar.
Primeiros socorros
O deputado Diego Andrade (PSD-MG) quer incluir o estudo de noções básicas de primeiros socorros no currículo de estudantes da educação básica. Em projeto apresentado na Câmara Federal, o parlamentar argumenta que a capacitação contribui para aprimorar a resposta inicial em situações de emergência e prevenir acidentes.
50+ no mercado
Está na pauta da Comissão de Finanças da Câmara dos Deputados o projeto que estabelece ações de promoção da inclusão e continuidade de mulheres com mais de 50 anos no mercado de trabalho. Apresentada pela deputada Laura Carneiro (PSD-RJ), a medida surge em resposta a relatos sobre discriminação enfrentada por essas profissionais, visando fomentar a qualificação dessas mulheres em suas áreas de atuação e priorizar a implementação de práticas que favoreçam a geração de empregos.
Glossário da violência
O MPRS lançou na última semana o Glossário Analítico das Subculturas Violentas e Linguagens Digitais, que reúne expressões, códigos e símbolos utilizados em ambientes virtuais onde circulam discursos de ódio, radicalização e apologia à violência. O documento, que elenca cerca de 350 verbetes, pretende auxiliar agentes da segurança pública e membros da sociedade civil na compreensão da linguagem usada por grupos extremistas e comunidades que representam riscos à integridade dos menores.
Mandato sustentável
A Presidência da Assembleia Legislativa do RS promove nesta terça-feira a entrega do Selo Mandato Amigo do Meio Ambiente. A designação, concedida aos deputados estaduais, busca destacar gabinetes parlamentares que cumpriram boas práticas de sustentabilidade em 2025.
Cultura Viva
Começou a ser discutido na Câmara de Porto Alegre o projeto de lei dos vereadores Aldacir Oliboni e Jonas Reis, do PT, que institui a Política Municipal de Cultura Viva na capital gaúcha. A proposta busca promover o acesso aos direitos culturais e fomentar a autonomia de entidades e coletivos, facilitando a implantação de um maior número de Pontos de Cultura na cidade.
Habitação pós-catástrofe
O Sindicato das Indústrias da Construção Civil do RS e a Prefeitura de Porto Alegre promovem nesta segunda-feira, no bairro Glória, a entrega de 31 unidades habitacionais doadas pela entidade. As residências são destinadas a famílias vulneráveis atingidas pelas enchentes e por outros eventos climáticos que impactaram a cidade nos últimos anos.
POA Futura
A Prefeitura de Porto Alegre lança nesta segunda-feira o POA Futura, programa de transformação urbana e social que detalhará um conjunto de investimentos de mais de R$6 bilhões na Capital. Fruto de financiamentos internacionais, nacionais e recursos próprios, o valor será aplicado em mais de 300 obras, incluindo projetos-chave como o novo HPS, a maternidade da Restinga e a revitalização de grandes eixos de mobilidade.
Por Bruno Laux.