Terça-feira, 25 de agosto de 2026

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
14°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Lula diz que planeja viajar pelo Brasil para reorganizar a oposição ao governo Bolsonaro

Compartilhe esta notícia:

Em rede social, ex-presidente (foto) e governador de São Paulo trataram sobre ações de combate à pandemia. (Foto: José Cruz/Agência Brasil)

A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula vai pedir nesta sexta-feira (08) a sua imediata liberdade à 12ª Vara de Execuções Penais de Curitiba (PR). Cabe à juíza Carolina Lebbos autorizar a soltura do petista e de outros presos na mesma situação, como o ex-ministro José Dirceu.

A decisão, no entanto, não é automática. O juiz de execução pode ainda decretar a prisão preventiva do petista, se assim for pedido pelo Ministério Público e se considerar que existem os requisitos previstos em lei para isso – como, por exemplo, periculosidade do réu e risco de fuga. Não há prazo definido em lei para que o magistrado se manifeste.

Caso Lula seja solto, ele terá ficado pelo menos 580 dias na cadeia. Nas conversas que manteve nas semanas que antecederam a decisão de quinta (07) do Supremo, Lula deixou claro aos seus aliados que, ao ganhar a liberdade, dois pontos vão marcar a sua atuação política: não fará inflexão ao centro nem empunhará a bandeira de deslegitimar o governo do presidente Jair Bolsonaro, como em eventual campanha por impeachment.

Lula planeja viajar pelo País e tentar fortalecer a oposição ao governo. Também está previsto um giro internacional para se encontrar com personalidades que se manifestaram contra a sua prisão. Mas o primeiro ato do petista ao ser libertado será em Curitiba, em frente à Polícia Federal. O ex-presidente quer prestar uma homenagem aos simpatizantes que ficaram em vigília no local durante um ano e sete meses. A expectativa é de que também ocorra um comício em São Paulo ou São Bernardo do Campo.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Deixe seu comentário

Os comentários estão desativados.

Dois dos cinco navios gregos notificados por vazamento no Nordeste não transportavam petróleo da Venezuela quando passaram pela costa, aponta agência
Com o veto do Supremo à prisão após condenação em segunda instância, deputados e senadores se articulam para acelerar a tramitação de propostas sobre o tema
Pode te interessar