Domingo, 12 de outubro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Lula e presidente do PT voltam a criticar a privatização da Eletrobras

Compartilhe esta notícia:

Petistas argumentaram que a desestatização tornará a energia elétrica ainda mais cara

Foto: Ricardo Stuckert/Divulgação
Ex-presidente afirmou que pretende abolir o Preço de Paridade de Importação e retomar o modelo de gestão da era PT. (Foto: Ricardo Stuckert/Divulgação)

O pré-candidato à Presidência da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a presidente nacional do PT, a deputada federal Gleisi Hoffmann, voltaram a criticar neste sábado (11) a privatização da Eletrobras.

Nas redes sociais, os petistas argumentaram que a desestatização tornará a energia elétrica ainda mais cara aos brasileiros.

“Cerca de 33 milhões de brasileiros estão passando fome. As pessoas são obrigadas a escolher entre comprar comida ou pagar a conta de luz, que não para de subir. E o que faz o governo? Privatiza a Eletrobras, para aumentar ainda mais a conta de luz”, escreveu o ex-presidente.

Com o processo de capitalização, o governo deixará de ser o maior acionista da empresa e passará a ter 45% do capital acionário — antes, a União tinha 72% das ações da companhia.

Segundo Lula, o governo federal está vendendo a estatal a “toque de caixa e a preço de banana”. “Perder a Petrobrás é aumentar ainda mais a conta de luz, que hoje já pesa não apenas no bolso do trabalhador, mas também no orçamento da classe média”, argumentou.

Gleisi foi na mesma linha do correligionário. “Tática nefasta de vender ações da Eletrobras até o governo perder o controle da empresa foi o golpe mais baixo que já se viu. O povo tá desempregado, endividado, sem renda, com fome e a preocupação de Bolsonaro e Guedes é com o mercado. Essa dupla é a destruição do Brasil”, comentou a deputada federal.

A parlamentar ainda publicou um vídeo dizendo que a venda da empresa é um “crime contra o Brasil”. De acordo com Gleisi, o Brasil vai perder o “protagonismo” no setor de energia elétrica e “ficará na mão das empresas privadas”, encarecendo a conta de luz.

“O que é mais grave é que a venda vai ser por um valor irrisório pelo que vale a empresa. O valor não cobre nem dois anos das emendas parlamentares com orçamento secreto”, comparou Gleisi.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Segunda fase de consultas ao dinheiro “esquecido” nos bancos segue sem data para começar
“Espero poder entregar a Presidência bem lá na frente democraticamente”, diz Bolsonaro nos Estados Unidos
https://www.osul.com.br/lula-e-presidente-do-pt-voltam-a-criticar-a-privatizacao-da-eletrobras/ Lula e presidente do PT voltam a criticar a privatização da Eletrobras 2022-06-12
Deixe seu comentário
Pode te interessar