Terça-feira, 06 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 6 de maio de 2025
Haverá desfile para marcar o 80º aniversário da vitória da União Soviética e aliados sobre Alemanha nazista
Foto: Ricardo Stuckert/PRO governo russo disse que 29 líderes mundiais devem comparecer às comemorações do Dia da Vitória na Segunda Guerra Mundial em Moscou nos próximos dias. A informação foi confirmada por Yuri Ushakov, assessor de política externa do Kremlin, nesta terça-feira (06).
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva estará no evento. O líder chinês, Xi Jinping, também deve estar presente. Os eventos em celebração à data ocorrerão ente 8 e 11 de maio, com o tradicional desfile militar anual ocorrendo na Praça Vermelha, no coração da capital russa, em 9 de maio.
Unidades militares de 13 países, incluindo a China, participarão do desfile, assim como soldados, veículos militares e sistemas de armas russos, destacou Ushakov.
Vários veteranos americanos da Segunda Guerra Mundial também devem comparecer, ainda segundo o assessor do Kremlin, mas não está claro se alguma autoridade dos Estados Unidos irá à Rússia, embora o governo de Vladimir Putin tenha enviado um convite ao embaixador americano no país.
Ushakov afirmou que soldados da Coreia do Norte não participarão do desfile. O embaixador norte-coreano representará o país. A Coreia do Norte confirmou pela primeira vez em abril seus soldados lutaram pela Rússia contra tropas da Ucrânia.
O presidente russo, Vladimir Putin, declarou em 28 de abril um cessar-fogo de três dias para marcar o 80º aniversário da vitória da União Soviética e seus aliados sobre a Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial.