Terça-feira, 14 de maio de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Lula ficou irritado com as exigências do PMDB para apoiar a candidatura de Dilma, diz marqueteiro do PT

Compartilhe esta notícia:

A preferência de Lula era Nelson Jobim. (Foto: Filipe Araújo)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ficou “irritado” com as exigências do PMDB para apoiar a candidatura de Dilma Rousseff (PT) à Presidência da República em 2010, disse o marqueteiro João Santana ao Ministério Público Federal. Segundo João Santana, Lula preferia que o então ministro da Defesa, Nelson Jobim, fosse o vice de Dilma naquela campanha eleitoral.

Em sua delação premiada, João Santana conta o episódio de um jantar no Palácio da Alvorada, em que se reuniu com o então presidente Lula e o núcleo duro da campanha de Dilma para tratar das eleições de 2010.

Ele estava profundamente exasperado dizendo que não ia coligar [com o PMDB]. Que se dependesse dele, não ia coligar com o PMDB, porque o PMDB estava fazendo exigências absurdas”, disse Santana aos procuradores.

Tá ficando impossível atender as exigências do PMDB”, afirmou Lula, conforme o depoimento do marqueteiro.

O delator não soube detalhar quais seriam as exigências absurdas do PMDB para fazer parte da chapa de Dilma. Segundo Santana, em sua forma de interpretação, as exigências poderiam ser tanto políticas, envolvendo loteamento futuro de cargos na administração pública, quanto apoio financeiro, ou uma combinação das duas coisas.

Ele [Lula] estava profundamente exasperado, irritado”, afirmou Santana. Conseguir o apoio do PMDB era considerado fundamental para a campanha, devido principalmente ao tempo que o partido teria a oferecer a Dilma no horário eleitoral.

De acordo com o delator, na época do jantar ainda se discutia o nome de quem seria o vice da petista. Entre os nomes cogitados, estavam o do então vice-presidente José Alencar, mas a imposição do PMDB foi pelo nome de Michel Temer.

A preferência do Lula era Nelson Jobim, que seria o candidato ideal”, disse Santana.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Marqueteira do PT foi questionada sobre como cobrava valores via caixa 2: “A minha garantia era Lula”, afirma Monica Moura sobre dívidas
Delação da marqueteira do PT leva Dilma a risco de novo processo
https://www.osul.com.br/lula-ficou-irritado-com-exigencias-pmdb-para-apoiar-candidatura-de-dilma-diz-marqueteiro-pt/ Lula ficou irritado com as exigências do PMDB para apoiar a candidatura de Dilma, diz marqueteiro do PT 2017-05-13
Deixe seu comentário
Pode te interessar