Sexta-feira, 29 de maio de 2026

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
20°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Lula não decola com tarifaço de Trump e reprovação se mantém em 40%, aponta o Datafolha

Compartilhe esta notícia:

Os dados foram aferidos nos dias 29 e 30 de julho, em meio à escalada da tensão com Trump

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Os dados foram aferidos nos dias 29 e 30 de julho, em meio à escalada da tensão com Trump. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

A expectativa do entorno do presidente Luiz Inácio Lula da Silva acerca de ganhos de imagem imediatos no embate com o americano Donald Trump não se concretizou. Segundo pesquisa Datafolha, o petista segue com avaliação estável, tendo seu governo reprovado por 40% e aprovado por 29%.

Os dados foram aferidos nos dias 29 e 30 de julho, em meio à escalada da agressão do republicano ao Brasil, a quem aplicou sobretaxas de importação que chegam a 50%, apesar de ter mantido exceções para proteger setores de sua economia. O Datafolha ouviu 2.004 eleitores de 130 cidades no País, num levantamento com margem de erro de dois pontos para mais ou para menos.

É nessa banda que ficou a oscilação registrada na aprovação do governo entre o início de junho e agora. Na rodada anterior, Lula tinha 28% de ótimo e bom e os mesmos 40% de ruim e péssimo. O regular passou de 31% para 29%, e 1% não deu opinião.

Quando questionados acerca do trabalho de Lula como presidente, há estabilidade estática de números ante o resultado de junho: 50% o reprovam e 46% o aprovam. A crise com Trump é altamente política. O americano justificou seu tarifaço principalmente pelo que chamou de caça às bruxas ao aliado ideológico Jair Bolsonaro (PL), o ex-presidente que está inelegível até 2030.

O republicano quis interferir no Judiciário brasileiro, sugerindo que as tarifas poderiam ser revistas se fosse cessado o julgamento de Bolsonaro sob a acusação da trama golpista para ficar no poder após perder a eleição de 2022 para Lula. Aplicou sanções ao ministro do Supremo Alexandre de Moraes, responsável pelo caso.

Lula assumiu um discurso fortemente nacionalista, carimbando como traidores da pátria não só a família Bolsonaro, tentando salvar a pele de seu patriarca, mas os aliados que podem se colocar como opções da direita na disputa presidencial de 2026 — o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) à frente.

Passou a usar bonés ufanistas e as redes sociais do Planalto empregaram todo um arsenal de frases feitas e memes. Quando o americano enfim anunciou as exceções do tarifaço, na última quarta-feira (30), foi impulsionada a hashtag “Trump arregou”, algo distante da realidade final da questão.

Politicamente, a tática foi elogiada, e Lula colheu aplausos até em publicações no exterior, como o jornal New York Times. Mas os números desta mesma rodada do Datafolha mostrando que 45% dos entrevistados achavam que Bolsonaro era perseguido sugeriam matizes à leitura.

Na vida real, os números do Datafolha mostram que o louro eleitoral pode até vir mais à frente, mas a avaliação do cotidiano da administração é questão diversa.

Lula conseguiu estabilizar seus índices, o que já pode ser considerado por sua equipe como boa notícia, dado que em fevereiro ele havia levado um tombo histórico no Datafolha. Caiu de 35% para 24% de ótimo/bom, atingindo o pior nível de seus três mandatos. Na inversão da curva, o ruim/péssimo foi de 34% para 41%, e nessas faixas as taxas seguem oscilando.

Antecessor e rival de Lula, Bolsonaro marcava a esta altura de seu conflituoso mandato taxas piores: sua reprovação oscilou de 51% para 53% no segundo semestre de 2021.

Uma das principais ameaças percebidas à imagem do governo, a crise dos descontos no INSS parece ter passado pelo trecho mais turbulento. A economia, apesar da manutenção dos juros a 15% e de pressões outras, não viu o deslanchar da inflação e ainda registra níveis inauditos de emprego.

A partir daí, é escolher o ângulo pelo qual se olha o copo com metade da capacidade utilizada. Governistas apontam que há caminhos para melhoria, enquanto oposicionistas dizem que as taxas de aprovação são muito ruins num cenário de controle econômico relativo.

A leniência fiscal com que Lula trata o gasto público poderá até ajudar a turbinar sua campanha à reeleição no ano que vem, mas a conta nesses casos vem depois — que o diga Dilma Rousseff (PT), a sucessora que presidiu sobre uma recessão e acabou sofrendo impeachment por falta de apoio congressual. (Com informações do jornal Folha de S.Paulo)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Deixe seu comentário

Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

14 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Carlos Carlão
2 de agosto de 2025 20:01

Ué onde está o excelente trabalho dos jornalistas do O SUL que tu tanto babou os ovos deles??? kkkkkkkkkkkkkkkk

Vanderlei Ochoa
2 de agosto de 2025 18:08

Jornal da direita golpista

Carlos Alberto Pugliese
2 de agosto de 2025 19:23

Que coisa hem ? Agora o DataFalha é de direita e tá mentindo …. tic tac tic tac …… Grita aí, jumentos esquerdoidos, o Luladrão à beira do precipício … ou do hospício

Marcelo Neuri Haag
2 de agosto de 2025 19:31

KKK… o Ochoa e a Eloa “Magda” nem disfarçam mais que são praticamente a mesma pessoa… já postam praticamente ao MESMO TEMPO!

Carlos Carlão
2 de agosto de 2025 20:00

Eloa Madga kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk muito bom.

Vanderlei Stefani
2 de agosto de 2025 20:09

A rede Pampa vai ter que se esforçar mais

Miltch Mitch
2 de agosto de 2025 20:11

Fora DESCONDENADO

Ale Mountain
2 de agosto de 2025 21:03

Fora Lula! Impeachment do Xandeco já!

Vanderlei Stefani
2 de agosto de 2025 21:35

Lula amplia favoritismo para as eleições de 2026, aponta Datafolha
Presidente ganhou espaço contra todos os candidatos da direita no primeiro e no segundo turno
02 de

Fernando Krause
2 de agosto de 2025 21:47

Esta DESGRAÇA de DESgoverno lulopetista PERDULÁRIO só “desmelhora” a cada dia e “cresce” igual ao rabo dos seus jumentos: PARA BAIXO!

Anderson Cardoso da Silva
2 de agosto de 2025 22:01

29 % são esquerdopatas cabeça de camarão….Lula é culpado pelo imposto de 50 % , tirou fotos com governos corruptos genocidas , estes países não comprar um amendoim do Brasil..
Mas são companheiros da didática ckorruptivas

Jorge Bressan
2 de agosto de 2025 23:58

Salario minimo com aumento real e o aposentado se Ferrando com esta politica Salarial!!!

Vanderlei Ochoa
2 de agosto de 2025 22:48

Brasil melhorando a cada dia. Milhões de novos empregos. Programas sociais funcionando. Salário mínimo com aumento real todos os anos. Crescimento acima do esperado. Inflação sob controle. Desemprego chegando a pleno emprego. Democracia funcionando. STF condenando os golpistas e BRASIL ACIMA DE TUDO E LEIS ACIMA DE TODOS

Edson Arcanjo
2 de agosto de 2025 23:18

Desgraça ,
Esta bosta de desgoverno parece caixa eletrônico, tira dinheiro de quem trabalha, e doa pra vagabundos…bolsa família, pé de meia……E deu, acabou , não fazem mais nada.

Pesquisa Datafolha diz que Lula ganharia em todos os cenários do segundo turno em 2026
Enquanto Eduardo Bolsonaro permanece nos Estados Unidos, nomes começam a ser sondados para ocupar a segunda vaga em chapa ao Senado apoiada por Tarcísio e Bolsonaro em 2026
Pode te interessar
14
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x