Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Lula perguntou a Fernando Haddad se ele toparia ser seu vice nas eleições presidenciais de 2022

Compartilhe esta notícia:

O diálogo entre Haddad e Lula aconteceu durante um almoço em que os dois petistas avaliaram o cenário após as eleições municipais de 2020. (Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula)

Lula perguntou a Fernando Haddad se ele toparia ser seu vice em 2022 e o ex-ministro respondeu que sim. Segundo Haddad disse à coluna, a conversa foi em dezembro. Entretanto, ele considera que talvez para o ex-presidente fosse melhor uma chapa com outro partido na vice:

“Não sei se convém para ele. Para mim, seria honroso. Se pudesse ampliar a aliança para um nome de fora do PT, uma reedição da dobrada de 2002 (com José Alencar na vice, pelo então PL)… Há várias fórmulas”.

O diálogo entre Haddad e Lula aconteceu durante um almoço em que os dois petistas avaliaram o cenário após as eleições municipais de 2020. Lula é atualmente inelegível por ser condenado em três instâncias no caso do triplex. A Segunda Turma do STF ainda não julgou o habeas corpus da defesa de Lula, que aponta uma suspeição de Moro para julgar o ex-presidente.

A tendência no STF é de vitória de Lula. Mas, para que fossem devolvidos seus direitos políticos, também teria que haver uma anulação do caso do sítio de Atibaia, em que Lula também é condenado em duas instâncias.

Deltan

Então coordenador da força-tarefa da Operação Lava-Jato, o procurador Deltan Dallagnol falou em um áudio enviado a colegas sobre uma conversa que manteve com a juíza Gabriela Hardt a respeito do processo do sítio de Atibaia (SP), em que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) era réu. Hardt havia assumido a ação após a saída de Sergio Moro. No áudio (ouça acima), Deltan conta que encontrou Hardt, perguntou sobre o processo do ex-presidente e ouviu como resposta que o caso seria sentenciado, o que de fato ocorreu menos de um mês depois. Especialistas ouvidos divergem na avaliação sobre se essa relação entre juízes e magistrados seria ilegal ou antiética.

Para a defesa de Lula, as mensagens mostram que “os procuradores queriam a qualquer custo impor nova condenação” a Lula. “E a pressão foi atendida com a sentença.” Os defensores dizem ainda que os procuradores do MPF (Ministério Público Federal) temiam uma mudança no andamento dos processos da Lava-Jato assim que fosse definido o novo titular da 13ª Vara Federal de Curitiba — o cargo de Hardt é de substituta do titular da Vara. Moro deixou sua posição em novembro de 2018 para entrar na política e ser ministro da Justiça do governo de Jair Bolsonaro (sem partido).

Os diálogos, apresentados pela defesa de Lula ao STF (Supremo Tribunal Federal), foram extraídos de mensagens obtidas por meio de um ataque hacker, alvo da Operação Spoofing. Esse não é o primeiro áudio divulgado. Em 2019, o The Intercept apresentou conversas em voz. Em outubro de 2020, por exemplo, o site revelou que procuradores da Lava-Jato discutiram sobre a sucessão de Moro.

tags: em foco

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Bolsonaro fala em ajudar países sul-americanos com vacina contra o coronavírus mais à frente
Bolsonaro diz que a nova rodada do auxílio emergencial de R$ 150 a R$ 375 é melhor do que nada
https://www.osul.com.br/lula-perguntou-a-fernando-haddad-se-ele-toparia-ser-seu-vice-em-2022/ Lula perguntou a Fernando Haddad se ele toparia ser seu vice nas eleições presidenciais de 2022 2021-03-06
Deixe seu comentário
Pode te interessar