Quarta-feira, 19 de junho de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
18°
Thunderstorm

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui


Política Lula reúne líderes para discutir estratégias do governo no Congresso diante de tensão entre Poderes

Compartilhe esta notícia:

Objetivo do encontro é identificar saídas para diminuir o clima de embate entre Executivo e Legislativo.

Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reúne nesta sexta-feira (19) com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha; e os líderes do governo no Congresso, Randolfe Rodrigues (sem partido-AP); no Senado, Jaques Wagner (PT-BA); e na Câmara, José Guimarães (PT-CE).Trata-se de mais um encontro de rotina, mas servirá para alinhar com o chefe do Executivo federal os últimos acontecimentos desta semana na relação com o Congresso, já que o presidente estava em visita oficial à Colômbia. Os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Comunicação Social da Presidência, Paulo Pimenta, também são esperados.

O objetivo do encontro é identificar saídas para diminuir a tensão entre os dois Poderes, que novamente vivem um clima de embate, e discutir estratégias que possam reverter o avanço de propostas desfavoráveis ao governo, como a proposta de emenda à Constituição (PEC) do Quinquênio, aprovada na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado nesta semana e que está pronta para começar a tramitar no plenário da Casa. O governo deve lidar com uma “pauta-bomba” em andamento no Congresso de R$ 70 bilhões e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, vai tentar desarmá-la pessoalmente.

Outro mal-estar da semana ficou por conta do requerimento de autoria da deputada Adriana Ventura (Novo-SP) que susta a regulamentação da lei da igualdade salarial. O próprio Lula e a primeira-dama, Rosângela da Silva, a Janja, precisaram entrar em campo para evitar que a Câmara derrubasse o ato do governo. O requerimento chegou a entrar na pauta do plenário, mas acabou sendo retirado, após acordo do governo com o presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL).

Na reunião desta sexta, Lula também será informado sobre acertos feitos com Lira. Rui Costa almoçou na quarta-feira (17) com Lira, em uma tentativa de apaziguar a relação entre o deputado alagoano e o governo. Costa teria repassado tudo a Padilha, que repassará a Lula o que foi conversado.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Ginasta espanhola María Herranz Gómez morre aos 17 anos vítima de meningite
Show de Roberto Carlos em São Paulo é cancelado por falta de segurança no estádio do Pacaembu
https://www.osul.com.br/lula-reune-lideres-para-discutir-estrategias-do-governo-no-congresso-diante-de-tensao-entre-poderes/ Lula reúne líderes para discutir estratégias do governo no Congresso diante de tensão entre Poderes 2024-04-19
Deixe seu comentário
Pode te interessar