Quarta-feira, 05 de novembro de 2025
Por Cláudio Humberto | 5 de novembro de 2025
Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editoriais de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.
Diante do mais absoluto desinteresse de Lula (PT) e da falta de empenho do Palácio do Planalto, o projeto criando uma certa Autoridade Climática não avançou um só milímetro na Câmara dos Deputados. Enquanto a proposta mofa, a ministra Marina Silva (Meio Ambiente), finge-se de morta para não antecipar sua esperada demissão. A situação do projeto é tão ruim que a deputada Socorro Neri (PP-AC), segunda maior interessada, fez algo incomum: renunciou à relatoria do texto.
Esqueceram de mim
Os deputados até “esqueceram” do prazo aberto em 23 de dezembro de 2023 para apresentação de emendas ao substitutivo. Zero emendas.
Falta é interesse
O texto dormita na Comissão do Meio Ambiente, dominada pelo governo. A presidente é Elcione Barbalho (MDB-PA), mãe de Helder Barbalho.
Apoio de sobra
Além de mãe do lulista governador do Pará, Estado sede da Cop30, Elcione tem outro filho ilustre: o atual ministro das Cidades, Jader Filho.
Cara de paisagem
À coluna o Ministério do Meio Ambiente disse que a bronca não é com ele, mas com a Presidência, também procurada, mas que nada disse.
Lula anula propaganda oficial vitimizando bandido
O ministro da Propaganda, Sidônio Palmeira, deve ter perdido mais fios dos cabelos que lhe restam, após Lula anular seus “esforços” de comunicação, bancados com dinheiro público, para espalhar a versão fake de que ele teria adotado iniciativas contra o crime. Tudo virou pó, como diriam os traficantes que petistas chamam de “meninos”, quando Lula voltou a vitimizar criminosos e atacar a polícia, recebida a bala durante cumprimento de dezenas de mandados judiciais de prisão.
Não sabe o que diz
Desinformado sobre o que se passou no morro da Penha e no Complexo do Alemão, Lula diz que a ordem judicial “era para prender e não matar.”
Bandidos de sorte
Lula também não sabe que, para além dos bandidos mortos, mais de oitenta foram presos com vida porque depuseram seus 87 fuzis.
Lorotas milionárias
Usando dinheiro público, o ministro da Propaganda usa espaço pago nas redes sociais para a lorota de que Lula adotou iniciativas contra facções.
Ele merece
O ex-capitão do Bope Rodrigo Pimentel, especialista em segurança, merece um Nobel da Paciência: passou os últimos dias respondendo a perguntas particularmente cretinas de militantes, durante entrevistas.
Pimentel lembrou
Lula, em 2008, emprestou blindados ao ex-governador ladrão Sergio Cabral, negados ao atual, Cláudio Castro. “Não se combate o tráfico com pétalas de rosa”, disse Lula na época, após 25 mortos no Alemão.
Lorotas macabras
Benedita da Silva (PT) disse que em seu governo, no Rio de Janeiro, a polícia agira com inteligência e planejamento. Lorota. Foi a mais letal da História: matou 1.194 em um ano, contra 612 do atual governo, em 2024.
Hoffman na CPMI
O sindicalista Abraão Cruz, que saiu preso da CPMI do INSS por mentir muito, confirmou ao relator Alfredo Gaspar haver se reunido com Gleisi Hoffmann em 1º de julho, na sala 94 do 4º andar do Planalto. Hum…
Celina no primeiro
Pesquisa Real Time Big Data no DF aponta a vice-governadora Celina Leão (PP) com 40% das intenções de votos. Com brancos, nulos e indecisos, o instituto indica possibilidade de vitória no primeiro turno.
Quase novela
O deputado Alfredo Gaspar (União-AL) garante que “não sobraria pedra sobre pedra” se o tal Careca do INSS fechasse uma delação premiada. Se ele “abrir a boca e revelar tudo que sabe, a República cai”, disse.
Pizzaria Senado
O PT ter faturado a presidência da CPI do Crime Organizado não surpreendeu o senador Eduardo Girão (Novo-CE), que antes mesmo do resultado já denunciava “movimentos estranhos” na véspera da votação.
Maresia
Como não tem hotel para todo mundo, comitivas que se amontoarem em barcos improvisados para a COP30 vão gastar 30 minutos para chegar ao evento. Quem marcou foi Rui Costa (Casa Civil). E ficou orgulhoso…
Pensando bem…
…mal do desembarque virou mais que uma síndrome de quem dorme em barco.
PODER SEM PUDOR
Lógica brizolista
O então presidente José Sarney e seu ministro Dilson Funaro empolgavam o País com o Plano Cruzado quando o governador do Rio, Leonel Brizola, tomou a decisão – equivocada – de fechar questão contra as medidas. “Esse Plano Cruzado é uma imposição do FMI!”, proclamou. O deputado e economista Tito Ryff divergiu, mas Brizola insistiu na lógica: “Para o povo, FMI é uma coisa ruim. Nós achamos que o Plano Cruzado é uma coisa ruim. Então, o plano é coisa do FMI”.
(Com Rodrigo Vilela e Tiago Vasconcelos – Instagram: @diariodopoder)
Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editoriais de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.
Voltar Todas de Cláudio Humberto