Quinta-feira, 25 de dezembro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Lula vê possibilidade de soluções para a Rússia, Ucrânia e Venezuela

Compartilhe esta notícia:

Presidente diz que cansaço após impasses ajuda na busca por soluções

Foto: Ricardo Stuckert/PR
residente diz que cansaço após impasses ajuda na busca por soluções

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, nesta quarta-feira (19), em Bruxelas, que o mundo já está cansado dos impasses e dos conflitos contemporâneos, mas ressaltou que esse cansaço pode ajudar na busca por soluções. A afirmação foi feita em meio a comentários sobre a guerra entre Rússia e Ucrânia, bem como sobre os problemas internos e externos vividos pela Venezuela.

Segundo o presidente, esse “cansaço”, associado aos eventos negativos que naturalmente decorrem das duas situações de conflitos e impasses, poderão criar um” clima” por soluções mais depressa do que se imagina.

Nesse sentido, o presidente afirmou que é importante a participação de países não diretamente envolvidos nos processos de negociação.

Em entrevista coletiva, pouco antes de embarcar de volta para o Brasil, Lula disse que as reuniões ocorridas durante a Celac (Cúpula da Comunidade de Estados Latino-americanos e Caribenhos) e da UE (União Europeia) possibilitaram aos países europeus melhor compreensão sobre o posicionamento moderado dos latino-americanos com relação à guerra entre Rússia e Ucrânia.

O presidente disse que compreende a dificuldade para os envolvidos direta ou indiretamente no conflito entenderem que o distanciamento de outros países menos envolvidos poderá ajudar em futuras negociações.

“Obviamente não posso deixar de entender o nervosismo da UE. Afinal, há países que fazem fronteira com a Ucrânia”, disse Lula, ao citar o presidente da Ucrânia Volodymyr Zelensky.

“Tem muita gente que estava nervosa e afobada há meses, que agora precisa de alguém que ajude a encontrar o caminho da paz. O Brasil tem feito isso [busca pela paz] desde o começo. Temos conversado sobre isso com China, Indonésia, América Latina. É preciso que a gente construa um grupo de países capazes de, no momento certo, convencer Rússia e Ucrânia de que a paz é o melhor caminho”, acrescentou.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Bahia avança em negociação com o goleiro do Grêmio
Balança comercial brasileira deve ter superávit recorde de 86,4 bilhões de dólares neste ano
https://www.osul.com.br/lula-ve-possibilidade-de-solucoes-para-a-russia-ucrania-e-venezuela/ Lula vê possibilidade de soluções para a Rússia, Ucrânia e Venezuela 2023-07-19
Deixe seu comentário
Pode te interessar